Rússia e China expandem a indústria de rublos e yuans e buscam se afastar da SWIFT

Home / Internacional

Por Hora do Povo Publicado em Novembro 29, 2022

O presidente russo, Vladimir Putin, reiterou aos participantes do fórum russo-chinês sobre questões de poder que o poder é mais uma vez “um dos maiores e máximos espaços dinâmicos de nossa cooperação” com o gigante asiático.

No documento publicado no site do Kremlin nesta terça-feira (29), Putin insiste que, apesar da complexa situação externa, os dois países continuam a trazer à tona projetos conjuntos de grande escala, como a estrutura de usinas nucleares na China. e a produção de combustível fitoterápico liquefeito no Ártico russo.

Putin parabenizou o fórum por expandir a cooperação de poder, garantindo uma discussão normal entre representantes de instituições estatais, corporações líderes, estruturas bancárias e especialistas dos dois países.

Os líderes da Rússia e da China destacam como conquistas o status quo da indústria com crescente precedência no uso de moedas nacionais, superando as armadilhas forjadas contra a Rússia no sistema de conversão estrangeira, SWIFT.

O vice-primeiro-ministro russo, Aleksandr Novak, disse na terça-feira que os dois países estão “acelerando seus esforços em qualquer uma das instruções para se afastar do sistema SWIFT”.

“Nos contratos de combustível, já mudamos para liquidações em moedas nacionais, rublos e yuan, em uma base de paridade. O fornecimento de petróleo, bem como o carvão, também estão sendo transferidos por notas em moedas nacionais”, disse ele.

Xi Jinping disse que a cooperação entre os dois países em questões energéticas é muito forte e reafirmou sua disposição de aprofundá-la. um feito através da China Central Television. Xi sob pressão de que estes são “esforços conjuntos para manter a segurança e a estabilidade da produção de energia estrangeira e das cadeias de fontes, bem como fazer uma nova contribuição para o progresso sólido e sustentado a longo prazo do mercado externo de energia”. . “

A China e a Rússia têm laços adicionais diante de perigos e desafios externos, disse Xi, vendendo projetos ambiciosos que mostram “alta solidez”. A parceria energética, enfatizou, representa uma “pedra angular” dessa cooperação binacional.

A Rússia e a China estão dispostas a investir nos espaços mais promissores de cooperação bilateral, disse o primeiro-primeiro-ministro russo, Andrei Belousov, acrescentando que “o montante do investimento direto acumulado da China na Rússia excedeu 75% na primeira parte de 2022”.

Na nona reunião da Comissão Intergovernamental de Investimento Rússia-China, realizada por videoconferência, Belousov disse que “é muito importante inspirar ainda mais a indústria e os projetos de investimento e investimento em setores mais promissores, como gás, petroquímica, transporte marítimo e a infraestrutura”. . , tecnologias verdes e de alta tecnologia”.

Na ocasião, representantes dos dois países informaram que cerca de 80 projetos conjuntos no valor de 160 bilhões de dólares estão sendo desenvolvidos, com uma indústria entre os dois países se expandindo em 30% nos primeiros nove meses do ano.

De acordo com o vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, essa parceria é estratégica, o que desempenha um papel ainda mais decisivo em uma imigração como a que estamos vivendo.

As duas delegações debateram o levantamento das restrições, a simplificação dos procedimentos fronteiriços para o transporte ferroviário e de mercadorias, bem como o desejo de facilitar o aumento das exportações russas de oleaginosas e cereais para a China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *