A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MT) mostrou, nesta quarta-feira (23), a presença da nova subvariante do mícron da Covid-19 em Mato Grosso, chamada BQ. 1. O acúmulo em pequenas instâncias já é preocupante, principalmente para os grupos mais vulneráveis, como idosos e imunocomprometidos. Em Perjamavera do Leste, por exemplo, os casos aumentaram de 01, registrados na semana de 18/11 para 18 casos de acordo com boletim publicado nesta sexta-feira (25). ). Não há doentes internados em enfermarias ou unidades de cuidados intensivos em Primavera do Leste.
O exame de sequenciamento genético de 3 amostras coletadas em novembro em Cuiabá foi realizado por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e detectou a presença da subvariante. “Já temos a nova variante aqui no estado. O Laboratório Central (Lacen) já realizou o sequenciamento genético, agregando essa variante BQ. 1. Então, isso já representa um momento de acúmulo de instâncias no estado, antes mesmo de você ter uma média de 20% de positividade. Hoje, estamos chegando a 50%”, disse Juliano Melo, subsecretário de Atenção e Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O acúmulo de casos levou o Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública (EOC-MT) a propor o retorno ao uso de máscaras para outras pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe e crianças mais velhas de cinco a 11 anos nas escolas. A recomendação também se aplica aos fechados. Ambientes com aglomeração construída ou ventilação reduzida.
“Este é um momento de cautela e atenção, em que as medidas de biossegurança voltam a envolver a propagação do vírus. É usar máscara em condições expressas e estar em dia com as vacinas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Kelluby de Oliveira.
O secretário executivo da SES, Deisi Bokalon, também enfatizou a importância do conselho. “O Centro de Operações é um espaço de debate coletivo sobre quais movimentos são necessários por meio da Saúde Pública, então a recomendação para a devolução do uso de máscaras nesses cenários expressos foi tema de consenso. O CMI aconselhou o retorno ao uso, mas a responsabilidade legal terá que ser explicada através dos prefeitos, depois de analisar a realidade local”, refletiu.
Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2022, foram notificados 44. 943 novos casos e 235 mortes por Covid-19 por meio das Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde. A situação se traduz em uma média móvel dos últimos 3 dias de 14. 981 casos e 78 mortes no país.
Em Mato Grosso, ao analisar o conhecimento dos últimos 14 dias, foram registrados 567 casos registrados de Covid-19, o que representa uma ocorrência de 16,27 casos compatíveis com 100 mil habitantes. O status ainda tem o ponto de alerta 1, que é baixo.
Além de recomendar o uso de máscaras, é fundamental atualizar a vacinação contra a Covid-19, já que ela deve ser tomada por faixa etária. Em relação à situação vacinal, Mato Grosso tem uma política de 67% da população em geral.