Nesta quinta-feira, 1º, o município de Boa Vista iniciará as inscrições para o programa de residência em TIC (tecnologias da informação e comunicação). São cem vagas até o dia 1º de janeiro de 2023 e o procedimento deve ser feito pelo site: https ://www. brisabr. com. br/boavista. html.
Os bolsistas de graduação possivelmente estariam matriculados em todos os cursos na categoria de ciências precisas, como engenharia elétrica, eletrônica, mecatrônica e telecomunicações e afins. A chamada, com todos os critérios e eixos do programa, já está disponível no Diário Oficial do Município.
O projeto, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8. 248, de 23 de outubro de 1991, é dividido em duas etapas, com início em janeiro e continuidade até outubro.
Boa Vista é um dos cinco municípios escolhidos para o projeto, junto com São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Chapecó (SC). Em 2020, os campos de TIC registraram uma fonte de receita bruta de R$ 158 bilhões (2,1% do PIB), gerando 43. 000 novos empregos. No entanto, somente em setembro de 2021, esse número aumentou para 123 mil, uma expansão de mais de 180%.
“As metas de gestão vêm com a tarefa e a fonte de geração de renda. Com este projeto, pretendemos inspirar a participação dos jovens, incentivando a aprendizagem na caixa da tecnologia, com a busca de competências que contribuam para a progressão dos sistemas e a resolução de desafios”, refere a autarquia. Secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Jadir Lima.
A avaliação final dos alunos está marcada para 30 de setembro de 2023, com o certificado agendado para 4 de outubro. Novas inscrições, com o mesmo número de vagas (100), estão previstas para dezembro de 2023.
Etapa 1 (Atualizar)
Com uma duração de 180 horas, é composto pela educação da plataforma EaD (Ensino à Distância) sobre sabedoria fundamental semelhante a tecnologias emergentes a serem exploradas, tais como: organização de computadores, linguagem e técnica de programação, matemática para ciência da computação e estatística implementada.
Os alunos serão avaliados em seus conhecimentos adquiridos, habilidades de resolução de problemas, raciocínio lógico e programação de computadores, bem como sua capacidade de autoaprendizagem. Todos os participantes aprovados receberão um certificado, no entanto, apenas os 40 mais sensatos avançarão para a Fase 2. .
Passo 2 (Imersão)
Com carga horária de 480 horas, esse nível chega às 40 escolhidas pelos bolsistas que receberão um computador e uma bolsa mensal (R$ 1. 200), operando de forma híbrida (presencial e remota). Eles se preocuparão com projetos práticos, nos quais o conhecimento adquirido através de desafios reais será exercido, aprofundando os conceitos trabalhados na primeira fase.