Para identificar o ponto mais alto de uma cidade, é necessário perceber a topografia da região e o relevo, que pode sofrer diversas variações.
A topografia é semelhante à altitude de uma região, sendo o conjunto de características vegetais que são fornecidas na superfície de uma cidade. A base da topologia é semelhante ao relevo, localização e tipos de locais urbanos. O relevo é a forma da superfície da Terra e pode ser caracterizado como montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Saber identificar o ponto mais alto de uma cidade é perceber essas duas características, que podem sofrer diversas variações. Além disso, as capitais continentais têm uma temperatura mais alta do que as capitais marítimas, o que também influencia.
Você já se perguntou quais são os bairros mais altos da sua cidade?A dúvida é mais comum do que se vê e o portal da Amazônia conversou com o doutor em geomorfologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luziane Mesquita, e com o estudante de medicina em geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Thiago Oliveira, para localizar quais são os bairros das capitais que fazem parte da Amazônia legal.
“A capital que tem a altitude do ponto de vista topográfico é o município de Palmas, fica a 260 metros acima do nível do mar, por isso é um município de planalto, sendo o município com a altitude de toda a Amazônia brasileira. As demais capitais, como Porto Velho e Rio Branco, estão a uma altitude média de 90 a cem metros. “
No Acre, a capital Rio Branco registra uma média de cem metros acima do nível do mar e é influenciada pelo efeito da continentalidade. De acordo com dados do mapa do banco de dados ambiental, os bairros de Vila Custódio (191 metros) e Nova Esperança (175 metros) são trechos do Rio Branco.
Graças à sua proximidade com o nível do mar, a capital do Amapá tem uma média que varia entre cinco e 10 metros. De acordo com o banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superando a média, os bairros mais altos são Amazonas, com 21 metros; Ipê, com 19 metros; e São José, com 18 metros.
“Praticamos pequena diversificação em altitude, de cinco metros a 10 metros para cidades próximas ao nível do mar, como Belém, São Luís e Macapá. À medida que entramos no vale amazônico ao norte ou ao sul, como no caso de Palmas, o relevo também sobe”, diz o geomorfologista.
Entre algumas outras pessoas em Manaus, há uma teoria de que a comunidade de Aleixo é a mais alta da cidade. O que levou a essa conclusão é o fato de que a comunidade estava cercada por torres de emissoras de televisão. Até 1970, quando a cidade tinha menos habitantes, a teoria válida.
Mas com a expansão da localidade, essa referência mudou. Vale ressaltar que a altitude média na capital amazonense é inferior a cem metros, e que o relevo da cidade é condicionado pelas chuvas intensas na região.
“Pela existência de ervas, o componente da cidade está no bairro da Cidade de Deus, mas também há estudos de mestrado na área, que revelam que, atualmente, um dos espaços da cidade é o lixão de Manaus. (ARSM), atingindo até 143 metros acima do nível do mar”,
Com relação ao relevo da capital, com alguns estudos tem sido imaginável verificar que na região norte de Manaus há um relevo dissecado por drenagem, onde há morros alongados e estreitos, cujas elevações variam entre 50 e 150 metros.
“O relevo da região de Manaus é condicionado por eventos geológicos chamados neotectônicos e hídricos, que são culpados de erosão e modelagem de relevo. Pelo movimento geológico chamado neotectônica. Esses elementos ajudaram no nosso alívio”, disse Thiago.
Sendo uma cidade próxima ao mar, a capital São Luís é uma região baixa. No entanto, ao analisar a interiorização dos bairros do Vale do Amazonas, algumas partes da cidade estão bem acima da média de 10 metros.
Os levantamentos topográficos do Banco de Dados Ambientais, dos bairros Jardim América, com 63 metros, e São Raimundo, com 60 metros, os pontos mais altos da capital São Luís.
A capital Cuiabá pode ser o ponto mais alto da Amazônia, registrando cerca de 170 metros. De acordo com o banco de dados ambiental, os bairros Morro da Conceição, com 259 metros, e Bosque da Saúde, com 230 metros, são as partes mais altas da capital.
A capital Belém está localizada em um local de baixo-relevo urbano, que também varia entre cinco e 10 metros. Este fenômeno é condicionado pela proximidade do mar e a condição é afetada pela baixa topografia. Há também uma gigantesca diversificação de altitude na área, como a Serra dos Carajás, que pode chegar a até 800 metros de altura.
De acordo com dados fornecidos pelo Banco de Dados Ambientais, o distrito do Marco é um dos mais altos, chegando a até 16 metros; no entanto, o distrito de Curio Utinga é o mais alto, registrando uma altura de 29 metros.
“Os municípios de Belém, Macapá e São Luís estão localizados em conjuntos de planícies e planaltos costeiros. Do ponto de vista geomorfológico, o município de Belém é um dos mais baixos da Amazônia brasileira e é identificado na ponta de Belém e Marajó por sua baixa altitude. Então essa mesma altitude de Belém é a média do Marajó que se separou do continente por meio de processos tectônicos”, disse Luziane.
Em Rondônia, a capital Porto Velho participa do efeito de continentalidade e interiorização do Vale do Amazonas, tendo uma média de cem metros acima do nível do mar. metros, como um dos tópicos mais altos da cidade.
A cidade de Boa Vista possui um relevo plano que registra uma média de 80 metros de altura. Entre os 56 bairros que compõem a capital de Roraima, a topografia do IBGE mostra o bairro do Paraviana, com 88 metros, e Caçari, com 87 metros, como as regiões da capital.
Entre as capitais consideradas internalizadas, segundo o especialista, Palmas é considerada a maior capital de toda a Amazônia legal. Sendo uma região que sofre o efeito da continentalidade, é uma localidade que também regista uma temperatura. De acordo com os dados disponíveis no mapa topográfico do IBGE, o distrito de Plano Diretor Sul, com trezentos metros, é considerado o ponto mais alto.
“A cidade de Palmas tem uma altitude média de 260 metros, em um domínio depressivo do Médio Tocantins, e ao mesmo tempo a cidade está anexada ao Planalto, um domínio mais alto, que eleva a altitude a essa altura. de depressão, em torno de planaltos e altas montanhas, é uma cidade muito quente porque é uma cidade continental”, disse o médico.
SOUZA, Danielson Pereira. La estrutura de um relevo antropogênico no aterro sanitário de resíduos forjados de Manaus, 2022, 111 f. , Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
Carvalho, J. S. ,
Rodrigues, J. E. C. Climate e na Amazônia. Ed. Estudios amazónicos. 2012.
https://pt-br. topographic-map. com/
https://bdiaweb. ibge. gov. br/