Dezembro Vermelho: Saúde lança programa e prevenção do HIV/AIDS no Amazonas

O Amazonas lança o programa da cruzada “Dezembro Vermelho” para conscientizar sobre a prevenção e o combate ao HIV/Aids no Amazonas com o slogan “(Con)viver na Posithtividade: Respeito e Cuidado”. São ações de testes, oficinas e estratégias incorporadas, a partir desta quarta-feira (30/11), com o Simpósio Estadual de HIV/Aids, sobre o cuidado de outras pessoas vivendo com HIV/Aids no Estado.

 

A cruzada é uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em aliança com a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), ambas vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado de Amazonas (SES-AM).

 

A iniciativa também é realizada em parceria com o membro do Grupo Gestor Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Amazônia, o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas, o Fórum Amazônico de Organizações da Sociedade Civil IST, HIV, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose e a ONG American Health Foundation – AHF.

 

O programa é destinado a profissionais de fitness, acadêmicos e ao público em geral. Os movimentos feitos no ‘Dezembro Vermelho’ visam destacar a prevenção do VIH/SIDA e também levar ao diagnóstico precoce, através da deteção e, portanto, do encaminhamento para o tratamento”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

 

A cruzada também visa contar e estimular a imagem espelhada do fato de que é concebível viver com o HIV sem estigma ou preconceito. Comprovado, e mais pessoas estão buscando prevenção e tratamento”, acrescenta Luciana Koba, coordenadora do Programa Nacional de HIV/Aids.

 

O lançamento da cruzada é o Simpósio Estadual sobre HIV/AIDS com palestras sobre respeito e cuidado na vida com outras pessoas vivendo com HIV/Aids, manejo do HIV, prevenção e transmissão vertical do HIV, situações exigentes e clientes de tratamento antirretroviral (TARV) e tratamento de HIV/AIDS.

Além do simpósio, a cruzada inclui movimentos e abordagens de triagem e mobilização social para pacientes vivendo com HIV/AIDS que podem ter indicação de infecção latente por TB (ITBL).

 

O teste imediato para HIV e sífilis não é necessário para jejuar ou ter um pedido médico. Você só deve trazer um documento original com uma foto. A FMT-HHD adverte, no entanto, que o teste imediato para HIV e sífilis não deve ser feito indiscriminadamente e em todos os momentos.

 

É para quem já viveu uma situação delicada, como ter tido relações sexuais desprotegidas ou ter sofrido algum tipo de acidente biológico.

Confira a programação para o dia 11 de dezembro 30/11 (quarta-feira) Ação: Simpósio Estadual sobre HIV/AIDS Local: FMT-HVDA Avenida Pedro Teixeira, S/N, bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus. Horário: 8 às 17 h. Público-alvo: Profissionais de saúde e público em geral

01/12 (quinta-feira)Ação: HIV e mobilização socialLocal: Praça XV de Novembro (Praça da Matriz)Avenida Eduardo Ribeiro, S/N, Distrito Centro, zona sur de Manaus. Horário: das nove às quatro da tarde Público: População no local

01/12 (quinta-feira)Ação: Mesa redonda sobre relatórios e workshop da rede de escolas de fitnessLocal: Auditório da Graça

03/12 (Sábado) Ação: Ação integrada para implementar o remédio LTBI para outras pessoas vivendo com HIV/AIDS. Localização: FMT-HVDAAvenida Pedro Teixeira, S/N, distrito Dom Pedro, zona oeste de Manaus. Público-alvo: Pacientes no local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *