O excelente Troféu Vento Norte ganhou novos donos na noite desta quarta-feira, 3. O Palácio de Congressos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediou a 15ª edição do Santa María Video y Cine (SMVC). No festival, que também comemorou seu 20º aniversário, foram apresentadas as 10 obras selecionadas para o Festival de Curtas-Metragens Sinprosm de Santa María e região. Foram 24 audiovisuais cadastrados. Além dos vencedores em mais de 10 categorias como Melhor Curta-Metragem, Ator, Atriz e Realizador, selecionados através do júri composto pelos críticos de cinema Conrado Oliveira, Siliane Vieira e Bianca Zasso, o Troféu Vento Norte Diário de Santa Maria Curtas-Metragens foi atribuído ao máximo de curtas-metragens no site do Diario. O deputado eleito “Dão-me dinheiro lá?”, através de Eduardo Moura, com 33% dos votos.
Para o cineasta Luiz Alberto Cassol, um dos organizadores do Vídeo e Cinema de Santa Maria, é imaginável visualizar o resultado do que isso significa para o próprio festival:
– Na primeira edição, em 2002, foram inscritas cinco curtas-metragens de Santa Maria, e houve um ano em que tivemos 42 filmes inscritos. Saltando para esta edição, pensámos que haveria cerca de 10 subscritores e tínhamos 24. Então, hoje temos certeza da importância que o festival teve para a expansão da produção audiovisual em Santa Maria. Ele é conhecido pela qualidade dos curtas-metragens, pela evolução estética e narrativa de cada um deles – diz Cassol.
Os vencedores desta edição foram o diretor, produtor e coordenador da TV OVO, Paulo Tavares, e o ator, formado na UFSM, Rafa Sieg. Antes das homenagens e da entrega dos troféus, foi mostrada aos presentes uma relíquia audiovisual: a curta-metragem rodada em Santa Maria, em 1974, agora digitalizada, “O Velório de Vicente Silveira”, do realizador, argumentista e realizador Modesto Wielewicki, falecido em 2012.
A noite também marcou a assinatura de uma aliança entre a Santa Maria Vídeo e Cinema e a UFSM. O festival doará todos os materiais, agregando filmes, cartazes e fotografias que marcaram a história do evento, para criar um acervo físico na Universidade.
O grande vencedor da noite é o produtor audiovisual e diretor Marcos Amaral, que estreou este ano no festival com o curta-metragem de ficção de nove minutos “Esporas”. As pinturas premiadas nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Música Original. “Esporas” também ganhou uma menção honrosa pela funcionalidade coreográfica da dupla de protagonistas.
– O curta-metragem tem uma técnica que lembra mais as danças em vídeo. Buscamos refletir sobre a manutenção das masculinidades na cultura gaúcha clássica por meio do símbolo da dança e do movimento. Trouxemos esse tema que já permeia nossos trabalhos passados, agora em um curta-metragem – explica o diretor.
Para Marcos Amaral, os demais inseridos na cena audiovisual, muitas vezes, não têm a duração da produção cinematográfica que existe em Santa Maria:
– Quando vemos um festival como este realizado com produções tão variadas, com tanta qualidade, é para nos entusiasmar e repensar como está a decorrer a nossa produção local.
Um dos diferenciais da 15ª edição do SMVC é o formato: o Festival Nacional Brasileiro de Curtas-Metragens, também tradicional, que acontecerá desta vez em março de 2023, no já consolidado – e democrático – espaço da Praça Saldanha Marinho, com a exibição de filmes decididos.
De acordo com a brigada do exército, dois homens chegaram em uma Yamaha YBR prata em frente à loja, na Rua Antão. . .
Esta quinta-feira (01) começa e segue até domingo. O Parque Medianeira será palco de sete concertos, somando um. . .
Na segunda volta, os restantes do Porto Alves, riscados, passaram pelo CMD da Nova Palma. Foto: Paniz Eventos Desportivos (Foto de imprensa) Porto. . .
O Reitor e Reitor da Universidade Federal do Paraná Ricardo Marcelo Fonseca que o Ministério da Educação (MEC) desbloqueou. . .
A primeira ação em dezembro teve como objetivo salvá-lo e aumentar a conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis . . .
Apesar do calor e do calor, vários estudiosos se acumularam no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Plata.
A partir das 18h45, você estará bloqueado da Rua Venâncio Aires, entre a Avenida Rio Branco e. . .
Inicie sessão na sua conta abaixo
Preencha a burocracia abaixo para se cadastrar
Introduza o seu nome de utilizador ou endereço de e-mail para repor a palavra-passe.