Ilumina Amazonas já beneficia mais 1 milhão de pessoas dentro do estado

Rua LED é fornecida em 23 cidades amazônicas

O programa de modernização da iluminação pública interna, Ilumina Amazonas, já beneficiou mais de um milhão de pessoas desde o seu lançamento, em maio deste ano. As luminárias LED, que atualizam mercúrio, vapor de aço, vapor de sódio e lâmpadas combinadas, são a opção mais sustentável para a iluminação pública, com máxima eficiência energética, maior luminosidade e até 60% de alívio no consumo, sem agredir o meio ambiente.

O programa é liderado pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGP) do Governo do Estado e a primeira fase deve ser bem-sucedida em 28 municípios até o final de 2022. O objetivo é que as pinturas continuem no próximo ano nas outras cidades do interior. para o Amazonas ser o primeiro estado do Brasil a ter cem por cento de iluminação LED.

A nova geração é entregue em 23 cidades amazônicas, somando Maués, que ganhou o prêmio piloto da execução do Prosai, em 2019. Os serviços continuam em ritmo complexo e, até sexta-feira (11/11), foram instalados 47 mil problemas de iluminação pública, uma média de 389 lâmpadas de LED instaladas por dia desde o anúncio da primeira fase do programa.

“Foi montada uma organização para que a modernização possa avançar o mais temporariamente possível nos municípios. Sem dúvida, a população aprovou o programa e já está demonstrando como a iluminação pública de qualidade tem avançado o dia a dia de todos, indo muito além da transformação visual”, disse Marcelo Campelo, coordenador executivo da UGPE.

Nesta semana, a Ilumina Amazonas avança nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, no Alto Solimões, além de Eirunepé e Manacapuru. De acordo com a Avanço Construções, empresa contratada para prestar os serviços, na próxima semana as pinturas começarão em São Paulo de Olivença e, até dezembro, o domínio urbano dos municípios de Anorí, Codajás e Apuí será totalmente iluminado por LED.

O mais novo da cidade a adicionar as pinturas é Carauari, onde 1. 700 temas de iluminação pública LED foram instalados.

Segundo a pensionista Elza Soares do Nascimento, da comunidade de Coimbra, em Benjamin Constant, a nova iluminação trouxe mais dignidade à população do concelho, pelo que agradece a chegada do programa. Nossas ruas que nunca tiveram luminárias. Havia postes, mas nenhuma luz. Aqui, nosso povo no escuro. Agradeço à empresa e ao governador Wilson Lima”, disse.

Os benefícios da iluminação pública LED permeiam as esferas social, ambiental e econômica. Com garantia de 60% de alívio no consumo de energia, em média, os municípios previstos com as novas luminárias terão mais recursos para investir em outras áreas.

Fonte: Governo do Estado do Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *