Oh sangue são raros na Amazônia

Manaus (AM) – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) informou nesta quarta-feira (9) que as bolsas de sangue O estão em estoque crítico desde o início de novembro. Esse sangue é responsável por 60% das solicitações transfusionais em todo o estado, o que pode levar a interrupções em cirurgias e transfusões de sangue.

De acordo com o Hemoam, para proteção e manutenção do estoque, o número de bolsas de sangue O deve ser idealmente maior que 200. No momento, a base tem apenas 15% desse valor, o de 30 sacas.

“Por isso, convidamos os doadores a doar. A doação de sangue é segura, realizada por profissionais qualificados. A doação é rápida, com duração de cinco a quinze minutos, então faça esse gesto de amor e solidariedade. Venha ao Hemoam e doe sangue”,

Basta que um doador esteja de boa saúde, tenha entre 18 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. Também é vital estar bem alimentado e ter um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou cartão de pintura). Se você tem entre 16 e 17 anos, você só pode fazer uma doação acompanhada por um dos pais ou representante legal. O ponto de coleta é a sede do Hemoam, localizado na Av. Constantino Nery, 4397, distrito da Chapada, de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Para saber se você pode doar sangue ou se atende aos critérios para ser doador, o Hemoam disponibiliza canais de atendimento para informações. Você pode tirar suas dúvidas ligando para 3655 0166 ou 3655 0271 ou whatsapp 98431 9920.

*Com informações de consultoria

Leia mais:

Criança luta contra leucemia em Manaus e círculo de familiares pede doações

Maternidades de Manaus mais de 13 mil exemplares do Manual da Criança

Ministério da Saúde recebe 1 milhão de doses da vacina covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *