Pernambuco decidiu, nesta quinta-feira (17), estender a vacinação a idosos jovens de 6 a 11 meses sem comorbidades. Atualmente, há 64 mil crianças nessa organização etária no estado. A vacinação, que será realizada com as doses da Pfizer Baby, tomará posição de acordo com a veracidade do município.
As crianças recebem 3 doses, as duas primeiras com um período de pelo menos 3 semanas (21 dias), seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos dois meses (oito semanas) após a dose atual.
A resolução foi aprovada por membros do Comitê Técnico Estadual de Vigilância de Imunizações, após um apelo de pais e responsáveis para vacinar crianças de mais de seis meses a menos de dois anos com comorbidades contra a Covid-19.
“Desde que o Estado legalizou a vacinação de crianças de 6 meses a menos de 2 anos com comorbidades e ganhou a primeira remessa do Pfizer Baby para esse público, os municípios nos pediram para relatar a baixa chamada de vacinas. Teremos que contornar a atenção dos pais e cuidadores desses jovens sobre a importância da vacinação. Eles perdem a oportunidade de proteger seus jovens da grave burocracia da doença. Por isso, para não desperdiçar as doses e avançar na blindagem da nossa criança, decidimos, com a validação dos especialistas que são membros da Comissão, a vacinação aberta com a Pfizer Baby para crianças com mais de 6 a 11 meses”, explicou o secretário de Estado da Saúde, André Longo.
A superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, acrescentou que os municípios ampliam os métodos para imunizar esse público, tomando cuidado para não desperdiçar as doses das vacinas:
“Agora, cada município deve ampliar seus métodos para operacionalizar a vacinação desse novo público, avançando na organização das idades de acordo com a situação e as necessidades. Também é vital alertar as organizações de saúde para a importância da vacinação adequada e oportuna. manejo de frascos da Pfizer. Baby, evitando assim desperdícios”, disse a superintendente de vacinas de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.