O Tribunal de Contas de Mato Grosso concedeu à Secretaria de Estado da Saúde 60 dias para apresentar um plano de ação para a continuidade do programa MT Mais Cirurgia. O Comitê Temático da Saúde lembra que, desde seu lançamento, em 2021, apenas 3,8% das 21. 843 cirurgias programadas foram realizadas, atendendo outras 832 pessoas atendidas em nove municípios.
O relator do inquérito e chefe da comissão, vereador Guilherme Antonio Maluf, defende que o plano de ação desenvolvido pelo governo leva em conta as recomendações propostas no documento, o que permitirá que, no ano que vem, haja alívio efetivo e imediato. de listas de espera para cirurgias e exames de máxima complexidade para usuários da fórmula unificada de fitness de Mato Grosso. Ou, se o MT More Surgery for descontinuado, o estado precisará oferecer um programa semelhante.
O presidente da ECT, vereador José Carlos Novelli, assessorou a contratação de uma empresa de consultoria para ajudar a localizar respostas aos contratempos encontrados, como a falta de integração dos sistemas de dados utilizados para fins de execução dos procedimentos.
Segundo Guilherme Maluf, a falta de uniformidade entre as linguagens e métricas dos sistemas computacionais dificulta a comunicação entre as entidades e prejudica as rotinas administrativas. Queremos fazer”, disse.
Para resolver o problema, o relator aconselhou a fazer um investimento em informatização. “Até para harmonizar esse conhecimento com o sistema do governo federal. Como sabemos, o financiamento do SUS é tripartite, envolvendo recursos da União, do Estado e dos municípios, por isso não podemos contentar que cada entidade tenha outro programa utilizado nessa área.
Maluf defende a continuidade do programa, uma vez que seus principais objetivos são retomar a execução de procedimentos eletivos após a era da pandemia e colocar esses procedimentos e exames de grande complexidade na lista de espera.
O TCE especifica que a investigação da comissão não tem um enviesamento punitivo e que a identificação de deficiências através do Tribunal de Contas se destina a contribuir para a implementação e melhoria dos controlos de política pública. a importância da atuação do governo estadual diante de tal política pública aplicável”, disse o conselheiro.
O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, distribuído há 20 anos com informações.