A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que nesta quarta-feira, 30, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) detectou 15 amostras para novas variantes da Covid-19, circulando no estado. Os exames foram analisados em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Rede Coronaômica.
“Em síntese, foram sequenciadas 15 amostras de cinco municípios: Aliança do Tocantins, Cristalândia, Gurupi, Palmas e Porto Nacional, sendo identificado o fluxo de 4 linhagens. Sete amostras foram classificadas como BQ. 1. 1 (46,7%), seis como BQ. 1 (40,0%), uma como BE. 9 (6,7%) e uma como BA. 5. 1 (6,7%). “disse a diretora de Lacen. -À, Jucimaria Dantas.
De acordo com a Superintendente de Vigilância Sanitária, da SES-TO, Perciliana Bezerra, a descoberta tem um grande efeito na epidemiologia do Tocantins e de outros estados vizinhos. As notas enviadas através da Secretaria aos 139 municípios são reforçadas”, disse, acrescentando que “o Lacen continuará a realizar traçados genômicos para monitorar e realizar métricas evolutivas de novas variantes e subvariantes detectadas”.
Face às novas descobertas, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, reforçou os cuidados que a população terá de tomar. higiene das mãos e uso de máscaras, quando indicado. No entanto, não há motivo para se alarmar, temos uma equipe técnica que monitora o conhecimento das ocorrências e internações, para que medidas precisas e tempestivas sejam tomadas, a fim de garantir a idoneidade pública da população do Tocantins”, afirmou.
Medição
A última nota enviada através da SES-TO foi publicada no dia 25 de novembro e pode ser consultada no seguinte link: https://www. to. gov. br/saude/noticias/ses-to-recomenda-medidas-protetivas- contra-covid-19/2xiezm155470.
As medidas gerais são as estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 6. 404, de 11 de fevereiro de 2022.
Dados epidemiológicos
Dados do último boletim epidemiológico da Covid-19, publicado pela SES-TO em 28 de novembro, mostram que o Tocantins tem ultimamente mais 1. 066. 075 pessoas notificadas da Covid-19, acumulando 346. 775 casos registrados. Destes, 341. 507 se recuperaram, 1. 060 pacientes permanecem isolados em casa ou no hospital e 4. 208 morreram.