Arnaldo Sales marcou a história do atletismo ao ser o primeiro campeão de uma das ocasiões do calendário esportivo do Tocantins.
“Vencer uma prova como a Meia Maratona do Tocantins é uma sensação inexplicável. Todos os exames que fiz até agora ficaram na minha memória. “Essa é a história de Arnaldo Sales, que em 2001 se tornou o primeiro campeão estadual do máximo de Classic Street Racing. Naquela época, Arnaldo tinha 39 anos, morando em Brasília (DF). Hoje com 59 anos, trabalha como motor de educação em Goiânia.
Arnaldo recorda com muito carinho a sua participação na primeira edição deste evento vital do atletismo. “Eu que na época estava me informando, naqueles que me chamavam de ‘o Rei das Palmeiras’, ‘o invencível’. Fiquei feliz, basicamente por causa da popularidade dos outros ciclistas. A partida e a chegada aconteceram no Palácio Araguaia e a recepção não foi, para mim, contagiosa. Não há emoção maior”, lembra o ex-atleta bicampeão da prova. em 2002. In 2004, ele ganhou a posição para o momento.
A carreira de Arnaldo também inclui outras competições vitais, como as maratonas estrangeiras de Curitiba (PR) e Florianópolis (SC); Meia maratona em Fortaleza (CE) e Brasília (DF); entre outras coisas. O ex-atleta se despediu do atletismo em 2006, mas lembra com carinho de sua carreira. a maratona do componente Tocantins e é muito gratificante para mim”, disse.
A história de Arnaldo faz parte do marco da competição, já identificada no cenário esportivo nacional, uma vez que reúne um grande número de atletas, somando Tocantins, representantes de diversos estados e também de outros países. Em 2004, havia mais de 800 atletas do sexo feminino. A edição de 2019 reuniu mais 700 pessoas e contou com a participação de atletas do Quênia, país da África Oriental, com a vitória de homens e mulheres africanos. Em 2021, o teste reuniu cerca de seiscentos competidores. Em 2022, apenas cerca de 700 corredores receberam o passaporte para esta prova que tem cultura do calendário desportivo nacional.
Kits de meia maratona
Os kits serão entregues nesta quinta-feira 1, das 8h às 18h e sexta-feira 2, das 8h às 14h, no Palácio do Araguaia (entrada sul). Os kits também serão entregues no sábado, 3, das 14h às 18h, no posto de controle. A largada acontecerá no próximo domingo, 4, às 6h45, em frente ao Colégio Militar, na 206 Norte.
A organização informa que os kits serão entregues no dia da prova. A ocasião é organizada por meio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude (Seju) e em colaboração com a Federação Estadual de Atletismo do Tocantins (Fato).
Sobre as evidências
Essa verificação também tem como objetivo preparar os atletas do Tocantins para a Corrida Internacional de São Silvestre, organizada todos os anos em São Paulo. A ocasião é organizada por meio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude (Seju) e em colaboração com a Federação Estadual de Atletismo do Tocantins (Fato).
Os atletas e a rede Giant participarão dos seguintes eventos:
Idade – 10 a 15 anos
Categorias -10 a 11 anos, 12 a treze anos e 14 a 15 anos
Troféus para os três mais sensatos
Distância de 1km
Faixa etária: mais de 10 anos
Categorias: usuários de cadeira de rodas, deficiências dos membros superiores, deficiências dos membros inferiores e deficiências de desenvolvimento
Troféus para os três mais sensatos
Distância 1km
Idade – 14 anos ou mais
Apenas corrida de participação
Corredores receberão medalhas de participação
Idade – Acima de 18 anos
Categorias – 18 a 28 anos; 29-39 anos; 40 a 50 anos; 59 anos; Acima de 60 anos de idade e com deficiência intelectual
Prêmios em dinheiro e troféus para os três primeiros. Além disso, os cinco atletas masculinos e femininos mais bem sucedidos ganharão prêmios em dinheiro e troféus.
Idade – mais de 18 anos
Categorias – 18 a 28 anos; 29-39 anos; 40 a 50 anos; 59 anos; Acima de 60 anos de idade e com deficiência intelectual
Prêmios em dinheiro e troféus para os três primeiros. Os cinco atletas absolutos masculinos e femininos mais bem sucedidos receberão prêmios em dinheiro e troféus.