POR MARIA FERNANDA ARIVAL, DE CONTILNET
Mais um caso suspeito de varíola de macaco registrado no Acre, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), nesta quinta-feira (1). Com isso, o estado continua com um total de 34 casos notificados.
Dos 34 relatados, apenas 1 confirmou, 31 descartou, 1 suspeitou e 1 com perda de seguimento, ou seja, quando não há registro de vínculo epidemiológico ou quando o paciente não fez o padrão de exames laboratoriais. Ele o fez, mas o padrão não é viável; quando o resultado é inconclusivo; ou mesmo quando não há opção de tomar um novo padrão de laboratório 30 dias após o início dos sintomas.
Varíola de macaco
A varíola de macaco, também conhecida como varíola de macaco, é uma grande doença zoonótica que é transmitida aos seres humanos através do contato com um animal inflamado, um ser humano ou uma cortina de estrutura humana contendo o vírus. A doença foi declarada emergência de saúde pública global em 23 de julho de 2022 por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS).