Secretaria de Estado da Educação publica o programa MS Benchmark para a modalidade EJA

O programa de referência para educação de jovens e adultos, no nível médio, construído por meio da equipe da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED) está disponível para consulta. O documento está disponível para acesso na página de publicações do portal SED.

Elaborado com base nas propostas da Base Nacional Comum de Currículos (BNCC), aprovadas em 14 de dezembro de 2018, o Currículo leva em consideração as características educacionais do público que exige esse tipo de formação em MS e se une às referências da Educação Primária e Inicial. Educação Infantil (publicado em 2020) e Bacharelado (publicado em 2021). Ambos para consulta virtual.

“A proposta de um currículo de referência para a modalidade YLA visa garantir que jovens, adultos e idosos ampliem habilidades e competências que levem em conta os relatos e características dessas disciplinas. O Currículo de Referência está alinhado com a BNCC do Ensino Médio, não perdemos de vista os destinatários do documento, bem como o tipo de escolaridade que ele deve proporcionar. Um exemplo disso é a carta que contou com a participação e revisão dos professores da EJA das escolas públicas”, disse José Flávio Siqueira, coordenador de correção de fluxos da SED.

Formado por uma equipe de técnicos especialistas em cada uma das caixas de conhecimento, o documento foi elaborado para ser consultado – a fase de estrutura – pelos profissionais que compõem o grupo permanente de execução, às escolas públicas prestadoras da EJA e das Coordenações Regionais, que organizaram equipes de segundos formados por profissionais da Rede Nacional de Educação, Comprometidos com esta modalidade de formação integral, a fim de adaptar as propostas estabelecidas no documento e dar suas contribuições.

“Por meio do procedimento consultivo e contributivo do Currículo, buscamos refletir a heterogeneidade dos bolsistas de Mato Grosso do Sul e, sobretudo, estar oferecendo àqueles que, por motivos, não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em sua conveniência, uma formação significativa e emancipatória”, acrescentou José Flávio.

O acesso ao documento de referência curricular para a escolarização de jovens e adultos pode ser consultado no link: https://www. sed. ms. gov. br/wp-content/uploads/2022/11/Curriculo-de-Referencia_EJA- ms. pdf

Você é a favor da 6ª da seleção brasileira na Copa do Mundo deste ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *