A presidente da Associação Brasileira das Entidades Ambientais Estaduais (Abema) e secretária de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, assinou uma carta com ligações, conselhos e compromissos para o fundo ambiental endereçada ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Gestores pedem melhoria e desburocratização, ampliação da discussão entre organizações ambientais e setores produtivos, modernização dos marcos regulatórios, entre outras agendas ambientais para o desenvolvimento sustentável.
A assinatura aconteceu na 110ª assembleia na Abema, em Natal (RN) e o documento será repassado à equipe de transição por meio da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. as políticas públicas ambientais evoluíram entre os Estados. Para esta assembleia, a última do ano, trouxemos para debate questões aplicáveis, como as licenças ambientais – como ferramenta indispensável para a implementação de territórios sustentáveis -, bem como o fortalecimento do cadastro ambiental rural. Hoje, juntos, traçamos as prioridades para o próximo quadriênio e nossos desejos e posição sobre o controle ambiental em relação ao governo federal”, diz Lazzaretti.
Os gestores discutiram questões de falsos resíduos, avanços na coleta e situações exigentes no descarte de aterros sanitários; RegularizAgro, destacando a importância do Cadastro Ambiental Rural e a funcionalidade do Serviço Florestal Brasileiro; principais movimentos de controle existente da Associação; e o balanço das questões discutidas na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), realizada em novembro no Egito.
Houve também um debate sobre as situações exigentes do Cadastro Ambiental Rural (RAC) e a remoção de plantas, moderado pela diretora de Regulação Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, Jaine Cubas. A plenária foi realizada em formato híbrido, em usuário e virtualmente, com representantes de todos os estados brasileiros.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou o papel da Abema como um estabelecimento que desempenha um papel estratégico para os órgãos ambientais. e progressão sustentável e inclusiva para todos. Com alegria, vou transmitir ao Fórum de Governadores e ao presidente Lula a carta escrita hoje neste encontro”, disse Fátima Bezerra.
Anfitrião do 7º Encontro Nacional na Abema, o diretor-geral da Idema, León Aguiar, destacou o fortalecimento das políticas públicas ambientais e o progresso sustentável contratados no Estado. “O RN tem se orientado como um estado que lidera a geração de energia eólica, porém, também nos destacamos em outros setores. Conciliar a previsão econômica com as políticas ambientais, comprometendo-nos a gerar efeitos positivos na qualidade de vida das pessoas e na justiça socioambiental”, refletiu.
Vem do Secretário de Estado das Comunicações.
O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, distribuído há 20 anos com informações.