A era do pousio sanitário para o cultivo do algodão termina neste domingo 20, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa aos produtores de algodão que a janela de semeadura da colheita que continuará até o final de 15 de janeiro para a primeira colheita (chuva) é desbloqueada a partir de segunda-feira 21.
Os espaços plantados a partir de 15 de janeiro (algodão fora de época) vão continuar até 15 de março do ano.
A movimentação lenta da área durou 60 dias e tem como objetivo salvar você e o gorgulho da cápsula do algodão, a principal praga que ataca a lavoura.
Según el técnico en tasa del Programa Estatal de Control del Picudo del Algodón, Cleovan Barbosa, luego de la siembra del algodón, los algodoneros deberán realizar el registro obligatorio de las viviendas generadoras en el lugar de trabajo de la Agencia del municipio donde hasta el 15 de enero para el algodón de primera cosecha y hasta el 15 de marzo para el algodón de segunda cosecha, como exige la ley, mientras que los espacios sembrados a partir del 15 de enero (algodón fuera de temporada) continuarán hasta el 15 de marzo de cada ano. .
“O cultivo do algodão evoluiu no Tocantins, portanto, é imprescindível que realizemos o controle de pragas, e a Adapec tem realizado, nesta era de espaço de movimento lento, o rastreamento de todos os espaços de plantio registrados na Agência para evitar a presença de plantas vivas no solo”, disse Cleovan.
Dados
Durante a safra 2021/2022, foi registrado um domínio de plantio de 4. 800 hectares em Adapec distribuídos entre os municípios de Mateiros, Dianópolis, Campos Lindos e Tocantínia.
Gorgulho-do-algodão
Os adultos são besouros cinzas ou marrons, de 3 mm a 7 mm de comprimento. Ele infesta as culturas de algodão desde o início da emissão de botões florais até a colheita, e pode ter de quatro a 6 gerações em um ciclo de cultivo e, se não for controlado, pode causar perdas. até 70% da produção.