BRASILEIRO DE 18 ANOS DESCOBRE AEROIDE E É RECONHECIDO PELA NASA

/Foto: Arquivo pessoal.

Mariana Milena Prado de Sá, de 19 anos, é apaixonada por ciência. Inspirada pela mãe, Walkíria Prado, professora de ciências formada em biologia, gostou da área. Mariana diz que a ciência veio naturalmente para ela e, por causa da profissão de sua mãe, ela teve acesso a microscópios, o que a ajudou a expandir seu gosto pela fórmula do sol e pela astronomia.

A estudante conta que estuda para ingressar na universidade, publicou conteúdos sobre seus resumos de astronomia e ciência em um perfil que criou no Instagram chamado @marimilenastudies.

O objetivo da página também é ajudar mais mulheres a entrar no mundo da ciência. “É muito difícil, na engenharia há pouquíssimas mulheres, na minha elegância só há eu e outra. Faltam sistemas que tenham esse serviço” e que envolvam as mulheres na caixa das ciências precisas. Hoje, já é formada pela universidade e cursa engenharia mecatrônica na Universidade Federal de Uberlândia. Aos 18 anos, em fevereiro deste ano, Mariana entrou para o programa Caça a Asteroides, que é uma iniciativa da NASA com a União Internacional de Pesquisa Astronômica. Ela diz que, assim que se inscrevem no programa, os acadêmicos recebem um pacote de fotografias de um telescópio no Havaí para praticar e analisar. Eles terão que permanecer vigilantes e ter muito cuidado até verem um “pequeno ponto”, que tem uma linha reta e se move quatro vezes, um asteroide.

Durante sua análise, Mariana controlou a localização de um “possível asteroide” no primeiro lote de imagens. “Eu o enviei na segunda-feira e na sexta-feira eles já me disseram que era um asteroide que nunca havia sido detectado antes”, disse ele.

Após sua descoberta, Mariana ganhou um certificado da NASA por sua participação na campanha, bem como uma medalha do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Hoje, o asteroide já está listado como “descoberto”. Por enquanto, é chamado de “asteroide provisório”, até que, após um longo procedimento de exame mais detalhado de sua órbita, ele possa ser nomeado.

Siga-nos no Twitter

Siga no Facebook

Nosso canal no Youtube

Tribuna é um jornal da cidade de Amparo que circula todas as sextas-feiras. Atende também os municípios de Serra Negra, Pedreira e Monte Alegre do Sul.

Telefones: (19) 3807-5261 e 3807-8474

Digite nos campos abaixo seu e-mail ou número de registro em nosso site e sua senha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *