A cantora e compositora carioca Lulu Santos, que faz parte do júri da mostra da verdade do The Voice Brasil, da TV Globo, aproveitou a exposição para pedir à equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que criasse uma secretaria comprometida com as questões LGBTQIA e temporariamente cuidada.
A resposta veio nas redes sociais dos ministros da Justiça, Flávio Dino, e dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Durante a semifinal do programa, Lulu reclamou que o Brasil ainda é “o país que mais mata pessoas LGBTQIA” e quer uma secretaria especial para lidar com isso.
“Talvez esse novo Ministério da Justiça tenha uma secretaria para tratar desse caso”, disse a cantora, acrescentando que isso “envergonha a alma dos brasileiros”.
Almeida então respondeu a Dino, observando que a Secretaria LGBTQIA e seu compromisso de “preservar a vida e a dignidade dessas pessoas” já haviam sido estabelecidos.
Ele também indicou que a secretaria está incluída no novo organograma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. “O ministro Flávio Dino e eu estamos comprometidos em preservar a vida e a dignidade das pessoas LGBTQIA”, disse Silvio Almeida.
Em 2021, 316. La principal causa de morte por faca, culpada de 28,8% das mortes, seguida por armas de fogo, com 26,27%, e espancamentos, com 6,33%.