A cidade do Rio de Janeiro apresentou baixa visibilidade, com registros de neblina chuvosa nos aeroportos, no início desta quarta-feira (21), devido à maior oferta de umidade na região, ar saturado e vento calmo, além da influência da orografia. Os voos no aeroporto Santos Dumont foram dificultados, e os aviões mal conseguem decolar, a visibilidade horizontal chegou a 1600 metros esta manhã.
E a previsão é que, a partir desta quinta-feira (22), haja mais neblina chuvosa, com a opção de neblina sobre o estado do Rio de Janeiro, somando-se o domínio metropolitano do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro em 21/12/2022. Fonte: Câmera ao Vivo/ClimaaoVivo
Vale ressaltar que a neblina é um tipo de nuvem estratiforme que burocratiza sobre ou muito perto da superfície e afeta seriamente a visibilidade. Ou seja, a visibilidade horizontal é inferior a 1000 metros. Ou seja, a névoa é uma pilha de gotículas de água no ar. , próximo ao solo, formado pela umidade superior e baixa temperatura. Por outro lado, o nevoeiro da chuva é menos denso do que o nevoeiro e a sua visibilidade horizontal varia entre os 1000 e os 10000 metros.
Quanto à chuva, a previsão é que aconteça ainda mais na tarde de hoje e na noite de quarta-feira (21), que está em alerta para trovoadas e chuvas moderadas a fortes no estado do Rio de Janeiro. E as instabilidades continuam ocorrendo por volta desta quinta-feira (22), onde ocorrem as chuvas mais fortes nas regiões do Médio Paraíba, Serrana, no centro-sul do Rio de Janeiro, no noroeste e no extremo norte da região da cidade do Rio de Janeiro, além de chuvas frequentes e moderadas na Costa Verde.
Hoje e amanhã, a precipitação acumulada permanece máxima para o estado do Rio de Janeiro, e há ameaça de inundação. A precipitação de hoje deve-se à Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais um cavado meteorológico (em graus mais elevados da atmosfera, do que a depressão relativa e mais alongado), além do ciclone extratropical, que dará uma frente sem sangue na quinta-feira, segunda-feira, e humidade máxima do ar. Já nesta quinta-feira, a chuva é maior devido à umidade máxima do cocho.
As instabilidades não previnem nos próximos dias, e estima-se que chova entre 50 e 250 mm até o Natal (25) de dezembro. Uma vez que o maior acumulado está previsto para ocorrer na região serrana, no Médio Paraíba, nos níveis norte e noroeste do estado e na diversidade do domínio metropolitano norte do Rio de Janeiro e da Costa Verde.
Previsão de precipitação acumulada no Brasil entre 21/12/22 e 25/12/2022. Fonte: Climatempo/WRF17km.
Previsão de chuva acumulada entre 21/12/22 e a manhã de 26/12/2022. Fonte: Climatempo/WRF10km.
Na capital fluminense, os maiores acúmulos são nesta quarta e quinta-feira (22), e nos próximos dias as chuvas continuarão, mas com volumes decrescentes. As temperaturas estão baixas e amanhã, com máximas de 22 e 23°C respectivamente As temperaturas sobem um pouco mais a partir do fim de semana, com previsão de 27°C para o Natal (25) e segunda-feira (26).