Publicado
no
Por
Diante de um cenário epidemiológico externo conflituoso, com a China atingida por uma nova onda de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) convoca outras pessoas que ainda não tomaram doses de reforço contra a doença, a comparecerem a um meio de vacinação o mais rápido possível. A terceira e quarta doses são para garantir uma cobertura eficaz contra casos graves da doença.
“O município do Rio tem um cenário epidemiológico bastante calmo. Tivemos uma onda recente, com um aumento significativo no número de casos, mas já está diminuindo, e para que isso continue, todo o esquema de vacinação é fundamental, com duas vacinas número um e dois reforços. Hoje temos cerca de 30 pessoas a mais ainda internadas com casos mais graves de covid-19, e 98% delas não receberam a vacina de reforço”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Atualmente, a cidade tem mais 1,4 milhão de pessoas que não retornaram aos postos de vacinação para tomar a terceira ou quarta dose e esse cenário é preocupante. Até onde sabemos, nenhum esforço foi feito na China para vacinar a população, o que pode ser apenas uma das razões para a nova e vital onda de covid-19 que o país está passando. Graças à cobertura vacinal de reforço, a última onda foi menor e com uma das menores taxas de letalidade, 0,4%.
“Este é um desfecho muito favorável, mas com o contingente de outras pessoas que ainda temos sem doses de reforço, o cenário continua preocupante. Com o tempo, sabemos que a cobertura vacinal está em declínio, principalmente nos idosos. Portanto, doses de reforço são essenciais. Se outras pessoas não retornarem para a terceira e quarta doses, podemos ver o cenário epidemiológico do deslizamento do povo”, conclui o secretário.
O prefeito também revelou que leu a admissão obrigatória de usuários de crack.
Dentro de 3 meses, os gatos foram esterilizados
Em decorrência do acidente, uma faixa da Avenida Brasil, em direção ao Centro, foi fechada e duas faixas da pista central foram fechadas.
© TUPI S/A. Todos os direitos reservados.