Alagoas Maior: fortalece cooperativas

29/12/2022 10:30 h.

Cota:

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), tem investido no fortalecimento e aprimoramento das atividades de dezenas de cooperativas e pequenos fabricantes em Alagoas, que têm impulsionado a economia local. Para ampliar essas ações, com foco no produto de cada empresa, a Sedetur realizará algumas outras ações do programa Alagoas Maior, com a entrega de equipamentos, como biodigestores.

Nos próximos meses, as mais de 28 cooperativas do programa receberão equipamentos de cozinha, confeitaria e serviços. Além disso, novas pias, cooktops publicitários, misturadores publicitários, robôs de cozinha, frios e tanques de água de 1000 e 500 litros serão incorporados. ser entregues aos produtores.

Algumas das cooperativas também fornecerão biodigestores, que devem comprar combustível para cozinhar e fornecer uma opção ambientalmente sustentável para os produtores de Alagoas.

Em sua primeira fase, a entrega de biodigestores obterá vantagens para 3 cooperativas. A primeira entrega foi feita em setembro, no município de Poço das Trincheiras, para a Agroleite. Nos próximos meses, a Associação Araçá, em Delmiro Gouveia; e Cafisa, no município de Pão de Açúcar, também receberão os equipamentos.

Para a secretária Caroline Balbino, a entrega de aparelhos otimiza a produção de pequenos fabricantes e incentiva o cooperativismo. “Estamos muito satisfeitos com a entrega deste dispositivo aos nossos fabricantes. Sabemos o quanto o setor cooperativo é vital para a economia de Alagoas e conhecemos os anseios de nossos grupos. Nos últimos tempos, por exemplo, os custos das commodities emergentes têm uma realidade, e o biodigestor é uma opção sustentável para que eles não precisem comprar combustível de cozinha e possam pintar de maneira menos destrutiva do meio ambiente, enquanto outros aparelhos facilitarão a produção”, disse ele.

Grupos produtivos

Para Maria Rita Rosa dos Santos, presidente do arranjo Dom Helder Câmara, das ‘Mulheres do Dom’, do município de Murici, o aparelho fez a diferença na produção e esperar pela chegada do ano de 2023 o tornou o mais produtivo possível.

“Com a chegada dos novos equipamentos, esperamos triplicar a produção até o ano que vem. Então, para nós, é muito bom, porque tudo foi uma ajuda e assistência maravilhosas. Não há tempo se recusa a nos ajudar”, disse Maria Rita, que também é agricultora na zona rural de Murici.

Para Maria Josélia, representante do grupo Café na Mesa, de Girau do Ponciano, os movimentos do programa Alagoas Maior fortaleceram associações e cooperativas, além de incentivar a produção e a participação em novos mercados.

“Graças ao programa Alagoas Maior, nossa organização só pode vencer. Todo o aparato entregue pelo governo de Alagoas tem sido de grande ajuda, não só para o ambiente produtivo, mas também para nos permitir participar de consultas e eventos. Para nós, é apenas gratidão. “

De acordo com a Head de Cadeias Produtivas Locais e Arranjos da Sedetur, Roberta Carvalho, os movimentos do programa Alagoas Maior são para que os fabricantes de Alagoas exerçam e funcionem efetivamente. Além de dar continuidade aos movimentos de articulação, exercício e promoção das mesas circulares. das empresas, o programa também contribui para a melhoria de suas unidades de processamento. Pela primeira vez, o governo de Alagoas beneficiou associações e cooperativas por meio de intervenção estrutural. Isso garante a adequação da produção às exigências legais e de adequação, está ajudando a elevar o preço do produto final, além de garantir maior competitividade desses equipamentos no mercado”, disse Roberta Carvalho.

Grande Alagoas

Criada em 2019, a Alagoas Maior atende mais de 28 cooperativas e equipes produtivas de 3 regiões do estado, abrangendo cinco atividades produtivas, em 46 municípios, com foco no produto de cada empresa, desde a produção até os contêineres descobertos nas prateleiras, vendendo uma série de consultas e treinamentos.

Desenvolvido por meio do governo estadual, por meio da Sedetur, em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa capacita as equipes atendidas, gerando desenvolvimento, empregos diretos e indiretos e uma fonte de renda para os pequenos e médios fabricantes do estado.

Em todo o estado, Alagoas Maior atinge diretamente cerca de 2. 180 profissionais de marketing e cerca de 16,9 mil pessoas.

Primeiro © 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *