A unidade de Maceió do Hemocentro Alapassas (Hemoal) realiza, a partir desta quarta-feira (14), a campanha Fanático do Sangue Bom, que sorteará duas camisas oficiais do CSA e do CRB, uma por time. promoção, que vai até as 14h do dia 23 deste mês, basta acessar os tópicos de arrecadação do Trapiche, Farol e Vía Expressa e doar sangue.
Após a realização do gesto voluntário, o doador obterá um formulário, que deverá ser preenchido com o nome completo, telefone e optar pela opção CSA ou CRB. Depois, basta depositá-lo em uma urna e, às 16h30 do dia 23 deste mês, haverá um sorteio para as duas camisas oficiais, cujo resultado será divulgado na página online www. saude. al. gov. BR e no Instagram @hemoalagoas.
De acordo com a diretora do Hemoal, Dra. Verônica Guedes, a iniciativa visa incentivar a doação de sangue entre os torcedores dos dois maiores times de futebol de Alagoas. E, ao mesmo tempo, representa uma estratégia para estabilizar o inventário de hemocomponentes, tornando imaginável frequentar hospitais e maternidades durante as comemorações de fim de ano.
“Mesmo sem conquistar o 6º nome da seleção brasileira de futebol na Copa do Catar, estamos às vésperas do lançamento do campeonato de futebol Alagoas 2023, que terá início em janeiro. Assim, os entusiastas de Azulão e Galo têm a oportunidade de ganhar uma camisa oficial de seu time favorito, além de parecerem a favor do sangue e que podem salvar vidas”, disse Verônica Guedes.
Unidades e critérios
Para doar sangue para o Hemoal Maceió, basta ir a uma das 3 unidades. A unidade Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e a unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alapassas (HMA), estão abertas. De segunda a sexta-feira, das 7h00 às 18h00 e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Unidade Faro do Hospital de Veredas recebe donativos às terças e quintas-feiras, das 7h às 17h.
Os voluntários que desejam doar sangue devem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar pelo menos 50 quilos. No caso de menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado pelo pai, mãe ou tutor legal, com o respetivo documento oficial e original com fotografia.
Cada doador deve ter uma foto de identidade e usar uma máscara. Quem quiser repetir o procedimento deve respeitar um período mínimo de dois meses para os homens e 3 meses para as mulheres.
É proibido doar sangue para qualquer pessoa que tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade, bem como sífilis, AIDS e doença de Chagas, bem como para mulheres grávidas ou lactantes. Doe até depois de 12 meses.
Com relação ao candidato à doação inflamado com o novo coronavírus, há um impedimento para a doação de sangue por um período de 10 dias, que deve ser contado após a recuperação. No entanto, se você só teve contato com um usuário inflamado e não apresentou sintomas de Covid-19, basta aguardar sete dias.
No caso dos vacinados contra a Covid-19, é obrigatório aguardar uma pausa de dois dias se a vacina usou a CoronaVac e uma semana para as vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
O boletim epidemiológico divulgou na tarde desta terça-feira, 27, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), uma tendência de. . .
O boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira, 26, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informa dois óbitos e. . .
O boletim epidemiológico da tarde deste domingo 25, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mostrou que Alagoas não tem. . .
Outro usuário morreu de Covid-19 em Alagoas. Os dados mostrados através da Secretaria de Estado da Saúde, através. . .