Publicado
no
Por
Neste ano, a Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, se desfez de mais de 371 mil toneladas de cortinas do fundo dos rios da cidade, representando mais de 30,9 mil caminhões vendidos a cheio, contemplando caminhões com capacidade de 12 toneladas. A marca histórica atingiu em novembro deste ano. O valor é o maior desde 2013, quando a série começou a ser monitorada.
Em quilômetros de rios cegos e canais claros, a expansão pode resultar em mais de 82 km de rios beneficiados, somente até novembro deste ano. De janeiro de 2021 a dezembro de 2022, a finalidade de branquear 122 km de canais no município, uma finalidade superada em setembro deste ano, com um acumulado de mais de 123 km de rios e canais em branco, sem lama e limpos, o número inclui as pinturas feitas em 2021.
Em novembro, pelo menos 112 dos rios da cidade ganharam serviços de limpeza e aterramento, e as pinturas continuam. São rios como o Maracanã e o Rio Joana, na Tijuca; Canal do Mangue, no Centro; Rio Comprido, no rio Comprido; os rios Grande e Covanca, em Jacarepaguá; Rio das Pedras, na Comunidade de Rio das Pedras; Piraquara, no Realengo; e Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes, entre outros. Um dos canais que está a ser limpo ultimamente é o canal do Cascalho, em Vargem Grande.
Os investimentos em manutenção e lixamento de canais quase triplicaram em relação ao ano passado. Em 2021, os investimentos foram da ordem de R$ 11,6 milhões, neste ano os valores somam R$ 32,4 milhões, que incluem contratos de manutenção de rios nas bacias hidrográficas 3 e contratos expressos para os canais da Rocinha, Jardim Maravilha, além de obras, via contratos expressos, para os principais rios e canais da cidade, como o Rio Grande, já concluído; Canal de São Fernando, em conclusão; Rio Acari, Canal Sernambetiba e Rio Morto e do Itá, que continuarão a ser executados no próximo ano.
Plano de Verão 2022-2023
Como componente do Plano Verão, a Fundação Rio-Águas está executando 25 obras de infraestrutura na cidade, que ajudarão a reduzir as inundações e os pontos críticos de drenagem, 15 dos quais já foram concluídos.
Dentre as dez obras em andamento, podemos destacar o primeiro lote de obras para o Jardim Maravilha, em Guaratiba; intervenções na Comunidade Rollas, Santa Cruz; na Vila Ieda e Av. Paulo Afonso, à Campo Grande; e a retomada da canalização do rio Tindiba.
Este ano, a Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, descartou mais de 371 mil toneladas de tecidos do. . .
A maioria dos feriados cairá às quintas-feiras, o que pode ser opcional no dia seguinte.
Maiara Quiderolly, ex-amante do atacante Jô recentemente no Ceará, anunciou, na manhã desta quarta-feira (28), o nascimento de João. . .
© TUPI S/A. Todos os direitos reservados.