Mato Grosso do Sul está em alerta para trovoadas e chuvas fortes, com graus amarelos e laranjas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta segunda-feira (12). As previsões implicam que a chuva pode ser bem sucedida em cerca de cem mm, dependendo do dia e ventos de cem km / h.
O cuidado para trovoada continua até as 10h desta terça-feira (13), com atenção para chuvas entre 30 e 60 mm consistentes por hora ou 50 a cem mm consistentes por dia, acompanhadas de ventos de 60 a cem km/h. A condição representa uma ameaça de quedas de energia, queda de galhos de árvores, inundações e choques elétricos.
As seguintes áreas estão em alerta laranja para chuva forte: Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas e Vicentina.
Os municípios de Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu estão na lista de ameaças de tufões. a cem mm de acordo com o dia. Há também a ameaça de cortes de energia, danos a plantações, queda de árvores e inundações.
Já em amarelo, com um grau de severidade de perigo potencial, chuvas fortes podem ocorrer em um volume de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. A condição não está atenta aos perigos de quedas de energia, queda de galhos de árvores, inundações e choques elétricos.
Eles estão em alerta amarelo: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.