Volta Redonda passa a contar com o Programa de Integração da Segurança do Estado (Proeis), da Polícia Militar, que permitirá a contratação de policiais militares (PM) nos dias de folga, fortalecendo a vigilância policial nos bairros Aterrado e Retiro. O mandato de cooperação entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM) e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) foi publicado nesta segunda-feira, 26, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A previsão é que a base do projeto, localizada em frente à subprefeitura do Retiro, seja inaugurada em janeiro.
De acordo com o secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, o Proeis adere ao programa “Segurança Atual”, que está em vigor desde junho deste ano com 14 policiais do Exército na Vila Santa Cecília e na Avenida Amaral Peixoto, no centro. O objetivo é reforçar a cobertura nas áreas de publicidade, otimizando a eficácia das forças de segurança da cidade.
“A previsão é que a base incorporada seja inaugurada no dia 10 de janeiro. Neste documento, agentes da Guarda Municipal (GMVR) e policiais militares terão acesso às fotografias das câmeras de vigilância dos dois bairros, o que dará uma ideia de contribuição para a proteção dos investidores e da população de Retiro e Aterrado. Teremos um plano abrangente, com a mancha de um ladrão, momentos de maior ocorrência de fatos, tudo visando cortar os roubos a esses estabelecimentos. Além de adicionar vigilância policial conspícua, o Proeis otimiza os recursos. Com isso, será imaginável deslocar a equipe para outros eventos”, explicou Luiz Henrique.
Com o projeto, 4 policiais do Exército em duas viaturas próprias farão patrulhamento diário nas ruas do Retiro e do Aterrado.
Fotos: Divulgación/CProeis