O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou, nesta sexta-feira (30), os dois primeiros nomes da equipe que o acompanhará como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), cargo que ele vai colecionar com a vice-presidência. Alckimin elegeu Jorge Viana como presidente da Agência Nacional de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Tatiana Prazeres como secretária de Comércio Exterior.
Com a escolha de Viana — ex-governador do Acre e ex-senador — para a Apex, o chefe de longa data do MDIC esclareceu que o órgão, que havia mudado o Itamaraty no governo do ex-presidente Michel Temer, voltaria ao arcabouço original. Segundo um interlocutor interessado no caso, se dependesse do campo diplomático, o quadro estaria sob a tutela do Itamaraty e seria chefiado pelo ex-chanceler Aloysio Nunes, do PSDB.
Estima-se que a Apex, ligada ao chamado Sistema S, que inclui entidades como Senai e Senac, terá cerca de 1,4 bilhão de reais em dinheiro até 2023. O lucro vem das contribuições sociais.
Uma nota publicada pelo Gabinete de Transição informa que Jorge Viana é engenheiro florestal, trabalhou no setor privado e tem vasta experiência na proteção das diretrizes ambientais internas e externas do Brasil.
“Viana é a favor de projetos de progressão sustentável e atuará pela competitividade do Brasil em novas fronteiras da economia, como a bioeconomia e a Indústria 4. 0”, diz trecho da nota.
Atualmente Diretora de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Tatiana Prazeres é funcionária pública de carreira do MDIC e secretária de Comércio Exterior entre 2011 e 2013.
Formada em direito e relações exteriores, foi assessora sênior do ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, e viveu por vários anos na China, principal parceiro comercial do Brasil.