Confirmando o diagnóstico de verão através do Correio do Estado há uma semana, chuva com ventos atingiu Campo Grande na tarde desta quarta-feira (28).
De acordo com as medições do meteorologista, na região da Embrapa a precipitação foi de 12,4 mm, nas proximidades da comunidade do Jockey Club a precipitação foi de 1,8 mm e no Universitário a precipitação chegou a 11,4 mm.
Na comunidade de Santa Luzia, no entanto, a precipitação pluviométrica foi menor, chegando a 5,4 mm de chuva e na região do Jardim Panamá, com 9,8 mm. Em Carandá Bosque, a precipitação chegou a 10,2 mm.
Segundo Natálio, não há mais chance de chuva até quarta-feira, no entanto, a instabilidade deve continuar nos próximos dias, somando-se ao final do ano.
No Correio do Estado, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Dayse Moraes, explicou que a instabilidade observada nos últimos dias é típica do verão, sendo devido à influência da umidade relacionada ao principal calor nesta época do ano.
“Essa instabilidade semelhante à umidade e ao calor, principalmente de manhã e início da tarde, tem tendência a trazer pancadas de chuva à noite”, explica.
Mesmo de acordo com o conhecimento do Inmet, nesta quinta-feira (29), em Campo Grande, a previsão continua sendo de chuva, com temporais isolados. A temperatura será de 28°C e a mínima de 23°C.
Nesta sexta-feira (30), o tempo continuará com muitas nuvens com pancadas de chuva à tarde. A temperatura máxima será de 29°C.
Para o fim de semana de Réveillon a tendência de chuva continua, principalmente à tarde. Sábado e domingo, a mínima varia entre 30°C e 31°C e a mínima entre 22°C e 23°C.
Segundo o meteorologista, a massa de ar quente e úmido exerce força em Mato Grosso do Sul, mas especialmente no componente norte do estado. Em Coxim, o tempo permanece nublado com opção de pancadas de chuva para o restante da semana.
Lá, os termômetros marcam uma máxima de 31°C nesta quinta-feira (29). Nesse mesmo dia, a mínima será de 23ºC. Na sexta-feira (30), a temperatura será reposta e a opção de disparos remotos também será mantida.
Ainda na região Norte, mas em Camapuã, nesta quinta-feira (29) também haverá chances de chuvas remotas. A temperatura mínima será de 22 ºC e a máxima de 31 ºC. Nesta sexta-feira (28), a previsão varia.
Para a região de fronteira, também é esperado calor, seguido de chuvas isoladas. Em Ponta Porã, na quinta-feira (29) terá uma máxima de 36ºC e uma mínima de 21ºC.
Na sexta-feira (30), os termômetros registram quase nenhuma diferença de temperatura, já que será de 35°C e a mínima de 21°C.
Para o fim de semana a previsão ainda é de chuva. A temperatura varia entre 31°C e 33°C e a mínima varia entre 22°C e 23°C.
O Ministério da Cidadania publicou (30), em Brasília, o cronograma de pagamento do Auxílio Brasil para 2023. Social (NIS), publicado no cartão do titular.
Para cada um dos últimos dígitos NIS, há uma data correspondente por mês. Os pagamentos são feitos na ordem de um a zero, os últimos dez dias corridos de cada mês. A exceção é o mês de dezembro, quando todas as notas tomam posição até o dia 22. Se o NIS do titular do cartão terminar com o número 1, em janeiro, por exemplo, os ingressos começam no dia 18.
Assine o e-mail.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, denunciou, nesta sexta-feira (30), no Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) os poluentes causados por meio de um ativo próximo ao Rio Formoso, principal rio da cidade e que é componente de diversos circuitos e atrativos turísticos da cidade.
Segundo Josmail, os poluentes foram causados por um empresário dono de uma rede de postos de combustíveis em Andradina (SP). Segundo reclamações de vizinhos, ele está construindo uma barragem para criar tilápia.
Segundo o líder executivo, essa barragem teria válvulas que drenam a água para o rio, deixando-o poluído. O desafio ocorre exatamente no Réveillon, quando a cidade se enche de turistas, que em Bonito buscam elementos recreativos que aumentem o contato com a natureza.
“O domínio está sob uma fazenda que já tem vários processos judiciais contra o proprietário e, neste componente do rio, a água está turva”, disse o prefeito, acrescentando que há outras partes do rio onde a água permanece clara. .
O prefeito também pediu aos cidadãos que possuem casas ao redor do rio que também denunciem o caso ao Ministério Público.
“Quero a cooperação de todos para denunciar esse cenário, porque se formos negligentes podemos perder o rio”, disse ele em um áudio enviado pelo aplicativo de mensagens.
Formoso é conhecida por seu calcário e águas cristalinas que atraem a atenção de turistas de todo o país, que procuram o local para ter a aparência de um aquário de ervas, onde é imaginável ver várias espécies de peixes e outros animais que vivem no rio.
No entanto, nas fotografias enviadas ao Correio do Estado, é imaginável ver que a situação, neste momento, é bem diferente. Agora as águas estão escuras e esverdeadas, e não é mais imaginável ver nada além da superfície do rio.
A reportagem entrou em contato com a secretária de Meio Ambiente de Bonito, que disse que comentaria até que as investigações sobre a origem dos poluentes fossem concluídas e as supostas causas confirmadas.
O Correio do Estado também entrou em contato com o Imasul e com o empresário que pretendia ser dono da piscicultura, mas não obteve reação de ambos.
Assista ao vídeo: