A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do país, está construindo uma planta para a produção de leveduras secas inativas e derivados em um reservatório adjacente ao seu complexo comercial, localizado em Nova Olímpia (MT). A produção a partir do processamento de leveduras Saccharomyces cerevisiae utilizadas no processo de produção de etanol será concentrada no setor de nutrição animal. Além de possuírem uma matriz nutricional muito rica, a levedura e seus derivados possuem casas funcionais que têm forte efeito na produtividade e aptidão animal – com importante utilização como aditivo nutricional na produção de ração para aves, suínos, bovinos, caprinos, peixes, cães e gatos, entre outros animais.
A fábrica da Uisa será a maior de Mato Grosso e, dado seu alto nível tecnológico, aproveitará a baixa temporada para produzir outros produtos para ampliar seu portfólio de fitness e nutrição animal. As obras da usina já começaram e devem ser concluídas até abril de 2023. A tarefa de engenharia da unidade fabril possui especificações que permitirão a progressão de produtos de alta tecnologia sem resíduos de antibióticos, garantindo um alto grau de certificações. Proteção alimentar para o mercado de nutrição animal e fitness. Inicialmente, está prevista a fabricação de 4 produtos: levedura inativa, levedura autolisada, levedura hidrolisada e parede móvel.
O investimento na dotação está orçado em aproximadamente R53 milhões, que, no total ou em coerência com a capacidade nacional, serão capazes de gerar 9. 600 toneladas consistentes com o ano, a partir de um dos teores máximos abrangentes de produtos de levedura de cana-de-açúcar. Após todo o processamento, a levedura é embalada em embalagens de 25kg e sacos de 850kg, podendo ser vendida no mercado de nutrição e fitness animal no mercado interno e de exportação.
Para trazer ingredientes nobres com o máximo valor biológico para este mercado, há uma oportunidade de expandir o uso da biotecnologia para extrair coprodutos de todo o ecossistema da empresa e, no caso desta primeira levedura de fábrica, dar uma contribuição direta para uma produção agrícola mais eficiente, sustentável e bem-sucedida”. Diversos estudos mostram que esse portfólio tem o potencial de aumentar a produtividade animal, racionalizar o uso de antibióticos em sua dieta, promover maior bem-estar, maior condição física e até diminuir o efeito estufa. Emissões de combustível. Esse extra reforça nosso compromisso com o conceito One Health, a sustentabilidade e a descarbonização do agronegócio”, afirma Paulo Freitas, Diretor Comercial de Nutrição Animal da Uisa.
A instalação da nova usina faz parte da estratégia para transformar a Uisa em uma das maiores biorrefinarias do mundo, gerando alimentos, bioprodutos, bioinsumos e energias renováveis. De acordo com o CEO da Uisa, José Fernando Mazuca Filho, a participação nesse mercado está alinhada com os objetivos da empresa. Estratégia de expansão baseada na diversificação e eficiência operacional. “Estamos posicionando a Uisa como uma plataforma para o processamento de carbono agrícola renovável. A estrutura da planta consolida nossa estratégia de participação na cadeia de preços agrícolas no Brasil. Formamos uma equipa e uma unidade empenhadas em desenvolver as nossas atividades em nutrição animal, com o objetivo de oferecer respostas nutricionais e insumos nobres ao setor agrícola.
A estrutura da fábrica de leveduras e derivados marca a entrada da empresa no mercado de nutrição animal e consolida a posição da Uisa como polo tecnológico vital na região, além de contribuir diretamente para o progresso econômico e social do estado de Mato Grosso. No curto prazo, espera-se que as pinturas da instalação proporcionem mais empregos e mais fonte de renda para a população, com a expectativa de gerar um grande número de empregos diretos e indiretos e após o período de estrutura.
Ao proceder ao registo, concorda com os nossos Termos de Privacidade e Consentimento e Política de Privacidade.
Ao proceder ao registo, concorda com os nossos Termos de Privacidade e Consentimento e Política de Privacidade.