Um acordo de cooperação para a criação e implementação de Conjuntos de Conservação (UCs), que promovem a conservação ambiental, promovem o fortalecimento da bioeconomia na Amazônia e fornecem os meios para o progresso de comunidades clássicas, povos indígenas e pequenas casas rurais de proprietários de terras, foi assinado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semas) e a Amazônia Sustentável. Fundação (FAS). O extrato do acordo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do Pará, nesta quinta-feira (29).
A empresa tem duração de 30 meses, até junho de 2025, e foi constituída por meio do chefe da Semas, Mauro O’de Almeida, e do superintendente da FAS, Victor Salviati. Os objetivos, justificativas, eixos, metas, ações, descrições, realizações e os resultados, responsabilidades, prazos e outros elementos obrigatórios para perceber e alcançar os objetivos do Acordo devem ser incluídos no plano de tabelas incorporadas ao instrumento.
Entre as obrigações incomuns das partes está a elaboração de estudos estratégicos para fins específicos; buscar recursos monetários de doadores e investidores globais; e realizar e controlar as ações, atividades e responsabilidades previstas no Contrato, de acordo com a legislação aplicável.
Nas fases de pinturas conjuntas, estabelece-se a troca de dados, agregando documentos técnicos, sobre projetos semelhantes aos temas das Unidades de Conservação e Gestão Territorial, para a delimitação do escopo das pinturas; apoio à SEMAS e demais órgãos do Sistema Estadual Ambiental (SISEMA), na definição de prioridades e identificação de temas de atenção relacionados a propostas de progressão e necessidades institucionais; a entrega dos relatórios técnicos iniciais previstos no plano de tabelas e também a promoção da educação com base em evidências da análise estadual da equipe técnica estadual, agregando discussões e educação sobre a validade dos projetos.
Com esse acordo, a Semas encerra o ano de 2022 com um total acumulado de 79 cooperações realizadas, ampliando a capacidade de realizar entregas de aplicação pública e exercendo o ODS-17 da Agenda 2030 das Nações Unidas, que orienta a festa de aniversário de alianças e a criação de novas modalidades para a implementação de políticas públicas.
O diretor de Planejamento Estratégico e Projetos Corporativos da Semas, Wendell Andrade, considera que este acordo de cooperação é uma “oportunidade para a execução do Plano Estadual Ágora Amazônia, graças à sabedoria e ao deleite prático da FAS com as florestas e comunidades da Amazônia. Conservação As unidades são espaços que promovem o desenvolvimento local e, por isso, importantes para o desembarque de nossas principais políticas públicas, como a Ágora Amazônia, o Plano de Bioeconomia e seus programas”, avalia.
Para conhecer e perceber cada uma das cooperações concluídas por meio da Semas, acesse o site da www. semas. pa. gov. br, acesse o menu Transparência Pública e, em seguida, o botão Rede de Alianças Institucionais (RIP). Lá, o usuário terá uma revisão das cooperações assinadas, que estão em negociação e baixará documentos de cada uma delas.