SEUL (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse a seu colega chinês nesta segunda-feira que o país espera que a China participe ativamente dos esforços da Coreia do Sul para manter conversas com a Coreia do Norte, disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse ao ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, em uma convenção de vídeo, que a China desempenhará um papel construtivo na questão da Península Coreana, de acordo com um comunicado do ministério.
Durante a ligação, Park expressou temores sobre as ações da Coreia do Norte, acrescentando um número recorde de lançamentos de mísseis balísticos este ano, acrescentando que a Coreia do Norte merece fazer coro sobre provocações adicionais, como testes nucleares imagináveis, e manter negociações, acrescentou o ministério.
Em novembro, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, em entrevista à Reuters, pediu à China que dissuadisse a Coreia do Norte de continuar a progressão proibida de armas nucleares e mísseis.
A China, o aliado mais próximo da Coreia do Norte, terá que assumir seus empregos diários como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, disse Yoon, acrescentando que, se não o fizer, haverá um influxo de ativos militares na região.
(Reportagem via Joyce Lee)