Hemoba lança cruzada de Natal para dar vida às baixas quotas do banco de sangue

 

Os materiais sanguíneos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), o maior banco de sangue público do estado, são críticos para o sangue A, B e O. Incentivando a doação e ampliando a distribuição de tecidos em unidades de ginástica, a organização apresentou uma cruzada de Natal mobilizando doadores para seus problemas de arrecadação em Salvador e no interior do país. Nesta quarta-feira (21), como componente da cruzada, o recém-inaugurado ponto de coleta do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na comunidade de Cabula, ganhou o Papai Noel e um coral natalino da Polícia Militar da Bahia.

Presente no evento, a secretária de Saúde, Adélia Pinheiro, sob pressão de que o status quo das questões de cobrança em hospitais públicos como o HGRS visa melhorar o atendimento de pacientes de emergência e cirúrgicos. “Aqui estamos falando de uma unidade instalada no maior hospital público da Bahia, que é o Hospital Geral Roberto Santos, que tem uma operação muito vital de média e alta complexidade, com uma chamada sob pressão para sangue e seus derivados. Depois, com um ponto de coleta, qualificamos o atendimento e encurtamos o tempo de atendimento”, explicou.

Estoques baixos

De acordo com Luiz Catto, CEO da Hemoba, a queda nos estoques é semelhante à temporada de férias, férias escolares e viagens de fim de ano. ano, em novembro, por causa da Copa do Mundo, tivemos um alívio de cerca de 20% em relação ao mesmo mês do ano passado. Então, neste momento, estamos ficando sem estoque e a demanda ainda é alta, por isso estamos lançando essa chamada de doações para toda a população”.

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) inaugurada em outubro passado dentro do HGRS substituiu a Agência Transfusional que existia nas instalações. A coleta de sangue no hospital aumenta a capacidade das bolsas de sangue da unidade, que atende emergências e emergências, pacientes com câncer e pacientes com doenças renais e hemorrágicas.

O gerente geral do Hospital Roberto Santos Geral, Adil Duarte, destaca a logística da unidade que atende a uma complexidade maravilhosa, possui uma maternidade, um meio de sangramento digestivo e uma emergência. “Essa complexidade do hospital, aliada ao estado de 4 unidades, faz com que em todos os momentos, na obstetrícia, no momento do parto, na unidade de hemorragia média ou no pronto-socorro, a solicitação de sangue seja uma constante”, alertou.

Postos de gasolina

Durante a campanha, em Salvador é possível doar para o Centro de Coordenação de Sangue, localizado em Vasco da Gama, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e sábado, das 7h às 16h30; Salvador Norte Shopping, de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00; nos hospitais Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Roberto Santos, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e no Hospital Irmã Dulce, de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o serviço funcionará das 07h30 às 12h30 no Centro de Coordenação de Sangue e das 9h às 14h no Shopping Salvador Norte.

Dentro da Bahia há problemas de arrecadação em Camaçari, Feira de Santana, Eunápolis, Barreiras, Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Valença. O horário de funcionamento da unidade pode ser encontrado no site da Hemoba.

Doar

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal), apresentar documento original com fotografia, pesar mais de 50 kg, estar em boa saúde, descansar e comer, ter evitado alimentos gordurosos por algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

medula

Durante a triagem, o doador também pode se registrar no Banco Nacional de Doadores de Medula Óssea. Para o registro você terá que tomar um padrão sanguíneo de cinco ml, ter entre 18 e 3 cinco anos de idade, estar em bom estado geral, não ter doenças infecciosas ou doenças incapacitantes e não ter neoplasia (câncer), hematológico (sangue) ou sistema imunológico. O conhecimento não público do candidato a doador e os efeitos dos exames serão armazenados no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e processados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Governador participou do rito de posse de Margareth Menezes no Ministério da Cultura

Nas redes sociais, ela também disse que o ministério é um mérito: “Nós merecemos o ministério”

Outra faceta que se observa é a falta de conhecimento semelhante ao déficit habitacional desde 2019 (414 mil unidades), que deve ser atualizado com base no [. . . ]

O novo banner 1 tem mais de R$ 2,42 a R$ 2,82

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *