Jerônimo Rodrigues: o secretário do governador eleito

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), já anunciou componentes de sua secretaria que formarão o próximo governo, a partir de 1º de janeiro. Mais dez secretários restantes serão anunciados na próxima semana. Os arquivos máximos esperados são Segurança Pública, Cultura, Administração, Trabalho e Comunicação.

Deputado Estadual de Avante da Bahia, empresário e promotor de empresários, Tum é Presidente da Comissão Parlamentar Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação e membro da Comissão Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), Porto Sul e Complexo Viário do Oeste (Ponte Salvador-Itaparia) na Assembleia Legislativa da Bahia.

Como parlamentar, atuou na progressão e captação de projetos nas lavouras de soja, milho e cana-de-açúcar junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia. Trabalhou para a implantação e ampliação dos movimentos do Ministério do Desenvolvimento Rural na região norte. do Estado e culpado pela implantação de cursos de educação para populações rurais em outras regiões da Bahia, bem como pelo fortalecimento do projeto Pró-Semiárido, entre outros projetos voltados para a agricultura, fruticultura, caprinos e Geração de Tarefas e Fonte de Renda.

Formada em administração, com especialização em dinâmicas do 3º setor, Fabya Reis iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e atuou por treze anos na organização de projetos de educação em liderança, desenvolvimento social, organização de cooperativas e associações rurais. Mestre em sociologia e doutora e pós-doutora em ciências sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), após ter ocupado cargos de gestão na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Luta pela Pobreza (Sedes), o ex-governador Jaques Wagner, e na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Fabya assumiu, em 2016, o nome de Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e trabalhou para consolidar os direitos da população negra. população, as tradições dos povos e comunidades, além de fortalecer as políticas de combate ao racismo e à intolerância devota.

Afonso Florencia é deputado federal do Partido dos Trabalhadores e ex-ministro do Progresso Agrário no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Coordenadora do programa de governo na cruzada de Jaques Wagner pelo governo estadual, Florencia assumiu em 2006 a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no primeiro mandato do ex-governador. Ele será secretário da Casa Civil!

Membro do Grupo de Transição de Governo, Adolpho Loyola é um dos coordenadores da cruzada do governador Jerônimo Rodrigues e é líder do Partido dos Trabalhadores (PT), onde ocupa recentemente o cargo de secretário de Comunicação.

Adolfo Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República; Diretor de Fiscalização e Outorga do Ministério das Comunicações; Coordenador Executivo da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS); e Conselheiro Parlamentar da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa da Bahia. Ele agora assumirá o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia.

Adélia Pinheiro Reitora por dois mandatos consecutivos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor do estabelecimento, sediado em Ilhéus, desde 1990. Secretária de Estado da Saúde (Sesab) do Governo do Estado desde fevereiro de 2022, também chefe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) Medicina da UFBa, Adélia é mestre em aptidão coletiva pelo mesmo estabelecimento e doutora em aptidão pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Deputado federal reeleito pelo PSD com mais de 118 mil votos, Sérgio Brito é administrador e formado em direito. Ocupou cargos de gestão na administração pública estadual e municipal no passado. Em 2019 esteve ausente do Congresso para tomar posse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a convite do governador Rui Costa. Em 2009 e 2010, Brito atuou como Secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão do Município. de Salvador.

Deputado federal reeleito pelo PSD com mais de 118 mil votos, Sérgio Brito é administrador e formado em direito. Ocupou cargos de gestão na administração pública estadual e municipal no passado. Em 2019 esteve ausente do Congresso para tomar posse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a convite do governador Rui Costa. Em 2009 e 2010, Brito atuou como Secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão do Município. de Salvador.

Felipe Freitas é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília e pesquisador na área de direito, violência e política. É Professor Associado do Mestrado Profissional em Segurança Pública da Universidade Federal da Bahia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Dentro do governo estadual, Felipe Freitas atuou como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas para jovens. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), também acumula experiência em nível federal, onde foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra do Governo Federal (2012 – 2014), secretário-executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e assessor parlamentar da Câmara dos Deputados ao mandato do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA).

Como consultor, acumulou muitas atuações nas Nações Unidas. Ele também é culpado da progressão da Matriz Nacional para a Formação de Oficiais Penais. Trabalhou no Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique e trabalha desde 2010 no quadro de estudos. do Observatório de Direitos Humanos, Crise e Covid-19, que reúne dezenas de organizações da sociedade civil brasileira.

Tomou posse em maio de 2021. Formado em Farmácia Bioquímica pela UFBA, foi vereador e 3 vezes prefeito da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Também presidente da União de Prefeitos da Bahia (UPB), deputado estadual e deputado federal.

Roberta Santana ocupa cargos de liderança estratégica no governo estadual desde 2007. Há mais de 16 anos, é representante de planejamento e controle na Embasa e na CERB); CEO da Sedur; coordenador da presidência do Conder; Diretora-geral da Secretaria de Estado da Educação (SEC) e, por fim, diretora-geral da Sesab, cargo que ocupou antes de ocupar o cargo de chefe de gabinete da pasta. Santana é especialista em Administração Pública, com especialização em Planejamento e Gestão Estratégica.

O atual secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar é engenheiro civil de formação e iniciou sua carreira no controle público na década de 1980.

O Diretor Técnico do Polo Petroquímico de Camaçari; Secretário de Obras da Câmara Municipal de Dias d’Ávila; Secretário de Habitação e Infraestrutura de Camaçari e Gerente Geral do Detran-BA.

Antes de assumir o cargo de Secretário de Turismo do Estado da Bahia, em maio de 2021, Bacelar na Direção Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.

Atualmente coordenadora do fomento ao artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Ângela é especialista em ciências sociais, graduada pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é aluna especial do Mestrado em Educação do programa de Ensino e Relações Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Instrutora credenciada na rede pública de ensinoArray Ângela possui uma série de reportagens como gestora pública e instrutora. Antes de Setre, a próxima chefe da Subsecretaria Nacional de Juventude da Sepromi, cargo que ocupou na Secretaria-Geral da Presidência da República no mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016. Ela também foi presidente da Juventude Nacional Diretório. . Conselheiro da Presidência da República e Diretor do Departamento de Ações de Reparação Social do Município de São Sebastião do Passé (BA). ); e participou da escolarização de outros jovens do projeto Didá Alamojú, da ONG Omí Dudù, que trata de temas como diversidade, cidadania, gênero e raça, direitos humanos e políticas públicas. Ela é a Presidente Nacional da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO).

Assessor Institucional do Instituto Regional de Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA), diretor-presidente da Rede Integrada de Escolas de Famílias de Agricultores do Semiárido (REFAISA) e pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Tiago Pereira da Costa é mestre em extensão rural e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), também é especialista em progressão sustentável em regiões semiáridas pelo Instituto Federal da Bahia; especialista em Metodologias Participativas Aplicadas à ATER e Pesquisa (UNIVASF); e Especialista em Educação Ambiental Interdisciplinar (UNIVASF). Licenciado em controlo e pedagogia ambiental, Tiago é também técnico agrícola e de progressão sustentável. Entre os relatórios no campo profissional, ele também atuou como professor visitante na UNIVASF, UFRB, UFV e na direção da Association de maintien communautaire de los angeles famille agricole. Escola de Sobradinho (AMEFAS). É membro do Conselho Nacional de Educação da Bahia (CEE).

Formado em ciências sociais pela UFBA, Nivaldo Millet é assessor de jovens da liderança governamental na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) desde 2019. Sensível às causas sociais, somando-se às da luta contra o racismo e a LGBTfobia, Nivaldo iniciou sua carreira política como presidente do Grêmio Estudantil del Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em Ribeira, El Salvador, entre 2014 e 2016. Fez diversas agendas na capital baiana para a defesa da educação pública. O Diretor de Representações Estudantis da Associação das Empresas e Estudantes de Salvador (AGES) e, posteriormente, assumiu das mãos da União Nacional dos Estudantes da Bahia (UEES) o controle das representações estudantis universitárias, tornando-se presidente da entidade em 2018. Em 2021, foi eleito secretário de Estado da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT). Além das atividades institucionais e partidárias, coordena o Núcleo de Organização Social (NOS), que realiza projetos voltados para a emancipação de jovens e outros jovens dos bairros periféricos de Salvador.

Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia desde abril deste ano, José Antônio Maia Gonçalves é advogado e possui vasta experiência na área jurídica, atuando como pró-liberal nos tribunais estaduais nos Tribunais Regionais Federais, nos Tribunais Superiores (STJ, STJ e TST) e no Conselho Nacional de Justiça. Membro da Comissão Executiva Estadual do Partido Verde (PV) na Bahia e no município de Salvador, o líder permanecerá à frente da Seap no novo governo de Jerônimo Rodrigues. José Antônio já lecionou no Instituto Bahia de Advogados e na Escola Livre de Direito Josaphat Marinho; é membro da Associação dos Advogados do Trabalho da Bahia (ABAT); e membro intercambista do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA.

Atualmente diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Gomes Moraes é formada em engenharia civil e possui uma série de reportagens como gestora na administração pública, em nível estadual e municipal. Foi Subsecretária na Secretaria Municipal de Ordem Pública de El Salvador, entre 2021 e 2022, e Diretora de Habitação e Regularização Fundiária na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de El Salvador, entre 2017 e 2020. Ele também trabalhou no setor pessoal. , ocupando cargos de controle estrutural, e tem trabalhado no âmbito da comunicação social, colocando em prática a sabedoria adquirida na carreira jornalística, seu momento pró-formação.

Deputado estadual reeleito pelo PT com 77. 624 votos, Osni Cardoso é formado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), líder político do movimento estudantil e lutou pelo direito ao acesso democrático às universidades públicas por dois mandatos, além de presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia). Se o patrulhamento mecanizado, com a aquisição de maquinário para a revitalização da estrutura da matriz e limpeza da água; e o status quo do Serviço Municipal de Inspeção (SIM), para que as pequenas agroindústrias possam comercializar seus produtos nos territórios. Além disso, em 2017, chefiou a Assessoria Especial ao Governador Rui Costa, onde ajudou a construir e articular políticas públicas vitais do Estado. No ano seguinte, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PT.

Advogado especializado em direito ambiental e direito com mais de 10 anos de experiência, Eduardo Sodré Martins é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Salvador e em direito ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2011 e 2018, e ultimamente é professor universitário da Universidade Católica do Salvador, onde lecionou direito ambiental e urbanístico e direitos humanos e ambientais. em respostas estratégicas a problemas semelhantes ao direito ambiental, alinhamento jurídico entre as práticas mais produtivas em progressão sustentável e segurança jurídica. Ele também trabalhou no desenvolvimento de legislação ambiental e regulamentos para os municípios.

Saiba mais sobre a Bahia no iBahia. com e no portal no Google Notícias.

Veja também:

Siga nossas redes sociais abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *