O Governo do Estado, por meio do Conselho de Libertação dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat), aprovou a melhoria dos benefícios fiscais concedidos no Proder (Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso) ao setor suinícola. A resolução foi tomada nesta terça-feira (01. 03), no Auditório García Neto, no Palácio Paiaguás.
A proposta visa reduzir os efeitos negativos sofridos pelo sector pela acumulação de um tecido bruto incontornável para a alimentação animal. Até então, o incentivo era concedido apenas na atividade de matar. , atividades de criação e reprodução.
A Condeprodemat também aprovou adequações aos benefícios do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso) para as indústrias de panificação e sucos e bebidas não alcoólicas. Produção de sucos e refrigerantes, a alíquota de 50% foi mantida, convertendo o preço da base de liquidação do imposto.
De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o governo promove um ambiente seguro para a atividade econômica, adotando uma atitude exigente na compreensão dos anseios dos setores produtivos.
“O governador Mauro Mendes tem orientado toda a equipe a manter nossas indústrias, com o objetivo de criar esse ambiente e atrair novos investimentos, permitindo cada vez mais oportunidades de emprego e uma fonte de geração de renda para os demais mato-grossenses. Tanto que, segundo a última pesquisa do IBGE, Mato Grosso é o estado brasileiro com a menor taxa de desemprego do país”, disse.
Para César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e presidente da Condeprodemat, a proposta é inspirar as cadeias produtivas a continuarem produzindo. “O governo do Estado desenvolve políticas públicas que dão segurança aos investidores. crise. Com esse apoio, eles podem continuar pintando com competitividade e segurança jurídica”.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Rogério Gallo, a minimização do impacto, na suinocultura, do acúmulo de preços de produção que vão desde a criação até a industrialização da carne. no setor”.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Matadero (Sindifrigo), Jovelino Borges, a vontade do governo ajudará o setor a colocar ordem em seu espaço e triunfar sobre a crise. “Foi um encontro gratificante. Agora, os fabricantes também poderão vender o estado ao ar livre. “
Composição – O Condeprodemat é composto pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Casa Civil, Fazenda, Procuradoria-Geral da República e representantes das federações das indústrias (Fiemt), agropecuária (Famato) e indústria de bens e turismo (Fecomercio).
Fonte: Governo MT