O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou cinco novos nomes para ocupar a secretaria em 2023, nesta quinta-feira (22), e dois coordenadores. No total, a gestão terá 25 secretários e secretarias, além do chefe da Casa Civil, que tem o subsecretário. Na última segunda-feira (19), ele anunciou mais 11 secretários. [Ver lista de nomes no final do relatório]
Foram anunciadas as pastas de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Gestão e Ressocialização Prisional, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A Procuradoria-Geral da República do Estado da Bahia (PGE-BA) também anunciou e vai alugar Bárbara Camardelli, a primeira mulher a ocupar o cargo. A liderança do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) continua com Rosemberg Pinto.
José Antônio Maia Gonçalves, que já era chefe da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) do governo de Rui Costa, também permanece na pasta.
Para dois coordenadores, Jerônimo escolheu Nivaldo Millet para Políticas de Juventude (que será da Secretaria de Relações Institucionais). E a coordenação geral do programa Bahia Sem Fome, promessa do governo vinculada à Casa Civil, ficará a cargo de Tiago Pereira da Costa.
De acordo com o governador eleito, mais dez secretários remanescentes serão anunciados nesta sexta-feira (23). Os arquivos máximos esperados são Segurança Pública, Cultura, Administração, Trabalho e Comunicação. O vice-governador eleito Geraldo Júnior também participou da cerimônia. Veja a lista de nomes abaixo:
Atualmente coordenadora do fomento ao artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Ângela é especialista em ciências sociais, graduada pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é aluna especial do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Docência e Relações Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). educação estadual, Ângela tem uma série de reportagens como gestora pública e professora. Antes de Setre, a próxima chefe da Subsecretaria Nacional de Juventude da Sepromi, cargo que ocupou na Secretaria-Geral da Presidência da República no mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016. Ela também foi presidente da Juventude Nacional Diretório. . Conselheiro da Presidência da República e Diretor do Departamento de Ações de Reparação Social do Município de São Sebastião do Passé (BA). ); e participou da formação de outros jovens no projeto Didá Alamojú, da ONG Omí Dudù, que trata de temas como diversidade, cidadania, gênero e raça, direitos humanos e políticas públicas. Ela é a Presidente Nacional da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO).
Assessor Institucional do Instituto Regional de Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA), Diretor-Presidente da Rede Integrada de Escolas de Famílias de Agricultores do Semiárido (REFAISA) e pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Tiago Pereira da Costa é mestre em extensão rural e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), também é especialista em progressão sustentável no semiárido do Instituto Federal da Bahia; especialista em Metodologias Participativas Aplicadas à ATER e Pesquisa (UNIVASF); e Especialista em Educação Ambiental Interdisciplinar (UNIVASF). Licenciado em controlo e pedagogia ambiental, Tiago é também técnico agrícola e de progressão sustentável. Entre os relatórios no campo profissional, ele também atuou como professor visitante na UNIVASF, UFRB, UFV e na direção da Association de maintien communautaire de los angeles famille agricole. Escola de Sobradinho (AMEFAS). É membro do Conselho Nacional de Educação da Bahia (CEE).
Formado em ciências sociais pela UFBA, Nivaldo Millet é assessor de jovens da liderança governamental na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) desde 2019. Sensível às causas sociais, somando-se às da luta contra o racismo e a LGBTfobia, Nivaldo iniciou sua carreira política como presidente do Grêmio Estudantil del Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em Ribeira, El Salvador, entre 2014 e 2016. Fez diversas agendas na capital baiana para a defesa da educação pública. O Diretor de Representações Estudantis da Associação das Empresas e Estudantes de Salvador (AGES) e, posteriormente, assumiu das mãos da União Nacional dos Estudantes da Bahia (UEES) o controle das representações estudantis universitárias, tornando-se presidente da entidade em 2018. Em 2021, foi eleito secretário de Estado da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT). Além das atividades institucionais e partidárias, coordena o Núcleo de Organização Social (NOS), que realiza projetos voltados para a emancipação de jovens e outros jovens dos bairros periféricos de Salvador.
Secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia desde abril deste ano, José Antônio Maia Gonçalves é advogado e possui vasta experiência na área jurídica, atuando como pró-liberal nos tribunais estaduais, nas cortes regionais federais, nos tribunais superiores (STJ, STJ e TST) e no Conselho Nacional de Justiça. Membro da Comissão Executiva Estadual do Partido Verde (PV) na Bahia e no município de Salvador, o líder permanecerá à frente da Seap no novo governo de Jerônimo Rodrigues. José Antônio já foi professor do Instituto dos Advogados da Bahia e da Escola Livre de Direito Josafat Marinho; é membro da Associação dos Advogados do Trabalho da Bahia (ABAT); e membro intercambista do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA.
Atualmente diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Gomes Moraes é formada em engenharia civil e possui uma série de reportagens como gestora na administração pública, em nível estadual e municipal. Foi Subsecretária na Secretaria Municipal de Ordem Pública de El Salvador, entre 2021 e 2022, e Diretora de Habitação e Regularização Fundiária na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de El Salvador, entre 2017 e 2020. Ele também trabalhou no setor pessoal. , ocupando cargos de controle estrutural, e tem trabalhado no âmbito da comunicação social, colocando em prática a sabedoria adquirida na carreira jornalística, seu momento pró-formação.
Deputado estadual reeleito pelo PT com 77. 624 votos, Osni Cardoso é formado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), líder político do movimento estudantil e lutou pelo direito ao acesso democrático às universidades públicas por dois mandatos, além de presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia). Se o patrulhamento mecanizado, com a aquisição de maquinário para a revitalização da estrutura da matriz e limpeza da água; e o status quo do Serviço Municipal de Inspeção (SIM), para que as pequenas agroindústrias possam comercializar seus produtos nos territórios. Além disso, em 2017, chefiou a Assessoria Especial ao Governador Rui Costa, onde ajudou a construir e articular políticas públicas vitais do Estado. No ano seguinte, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PT.
Advogado especializado em direito ambiental e direito com mais de 10 anos de experiência, Eduardo Sodré Martins é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Salvador e em direito ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2011 e 2018, e ultimamente é professor universitário da Universidade Católica do Salvador, onde lecionou direito ambiental e urbanístico e direitos humanos e ambientais. em respostas estratégicas a problemas semelhantes ao direito ambiental, alinhamento jurídico entre as práticas mais produtivas em progressão sustentável e segurança jurídica. Ele também trabalhou no desenvolvimento de legislação ambiental e regulamentos para os municípios.
Saiba mais sobre a Bahia no iBahia. com e no portal no Google Notícias.
Veja também:
Siga nossas redes sociais abaixo.