Os trabalhadores nascidos em janeiro que optarem pela aposentadoria aniversária do Fundo de Desemprego (FGTS) já podem retirar o subsídio a partir desta segunda-feira (2). Ele vem da Agência Brasil.
Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite sacar uma parte do saldo de qualquer ano de conta de fundo ativo ou inativo, no mês de aniversário, em troca de não receber uma parte do que tem direito na ocasião. de despedimento sem justa causa. Até agora, cerca de 17,8 milhões de pessoas se inscreveram para os despojos de aniversário.
A era da aposentadoria começa no primeiro dia consecutivo do mês de aniversário do funcionário. Os valores são mantidos até o último dia útil do mês seguinte. Se o dinheiro não for sacado nessa época, ele retorna às contas do FGTS em nome do trabalhador.
VER MAIS
A filiação a esse tipo de modalidade é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets Android e iOS. O procedimento também pode ser realizado no site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco. Se você quiser receber o dinheiro no mesmo ano, o funcionário precisará optar pela taxa de aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, você só receberá a partir do ano seguinte.
Quando um componente do FGTS é retirado a cada ano, o trabalhador não obterá mais o valor depositado através da empresa se for dispensado sem justa causa, o pagamento da multa de 40% é mantido nessas condições. Outras opções de aposentadoria do FGTS, como aquisição de imóveis, aposentadoria e doença grave, não são afetadas pela aposentadoria de aniversário.
A qualquer momento, o empregado possivelmente dispensaria a aposentadoria para aniversários e retornaria à modalidade clássica, que permite a aposentadoria apenas nesses casos especiais.
A decisão, no entanto, pede cautela. Quando a aposentadoria clássica retornar, o empregado não poderá sacar o saldo da conta do FGTS por dois anos, mesmo em caso de demissão. Se você for demitido, você só receberá uma multa de 40%.
A Caixa orienta a compra por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, ele pode agendar a movimentação de dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco. A operação não tem custo.
Os saques podem ser feitos em pontos de loteria e quiosques de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão. Quem tiver cartão de cidadão e senha poderá sacar dinheiro dos correspondentes da Caixa Aqui, caso essas instituições estejam autorizadas a abrir. Basta fazer login.
(Luciana Carvalho, estagiária da redação de Elisa Vaz, repórter do Núcleo de Política)
EQUIPES
GRUPO LIBERAL
AMAZONA
FM LIBERAL
CONTEÚDO PATROCINADO
libplay
COLUNAS E BLOGS
LIVRARIA
ÚLTIMO
BELÉM
POR
POLÍCIA
POLÍTICA
ECONOMIA
BRASIL
ESPORTES DE
GANHAR
CULTURA