Praias paradisíacas, surf, aventura, natureza exuberante da Mata Atlântica, cachoeiras, rios, tudo se acumula em Itacaré-BA. A cidade é uma das rotas mais populares para férias de verão em 2023.
Localizado na Costa do Cacau, sul da Bahia, Itacaré oferece uma riqueza de atrações em um só lugar. Frequentada por surfistas desde a década de 1980, a cidade hoje atrai todos os tipos de turistas em busca de praia e natureza.
Não faltam opções de entretenimento e recreação. É imaginável canoar, nadar em uma cachoeira, pegar ondas, subir em árvores, fazer rafting, caminhar de praia em praia e nadar em águas cristalinas e transparentes.
A receptividade dos povos indígenas, a gastronomia exclusiva da Bahia, os hotéis aconchegantes e o ambiente não violento são outros ingredientes para os quais Itacaré.
Classificada como “excelente” pelo TripAdvisor, o principal local vital do Brasil, Itacaré tem suas origens mais antigas em um povo indígena que vivia da caça, pesca e agricultura às margens do rio Contas.
A cidade começou a se expandir apenas na parte do século XIX, com a produção de cacau. Em 1980, quando uma praga atingiu as plantações, Itararé, uma vila de pescadores, começou a ser descoberta através de surfistas aventureiros e atraiu visitantes de longe. sobre o mundo.
A singularidade das praias de Itacaré atrai turistas: extensão com enormes coqueiros, menores emoldurados por morros cobertos de florestas. Alguns na cidade têm infraestrutura turística e máximos remotos estão disponíveis através de trilhas de beleza maravilhosa que compensam o esforço. de caminhar
Entre as praias estão: Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, São José, Prainha, Coroinha, Pontal, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho, Corais e Serra Grande. Muitos deles são o lar de spots de surf.
Além das belas praias como rotas turísticas, Itacaré conta com o Parque Estadual da Serra do Confuru, um domínio de cerca de 9. 000 hectares e lar de extensões da Mata Atlântica ainda preservada, rios e cachoeiras, também muito procurados pelos turistas.
O Rio Contas é o maior da região. Nasceu a 1500 metros acima do nível do mar, na Serra da Tromba (na Chapada Diamantina), e percorre cerca de 620 km até Itacaré. É imaginável passar rafting e também viajar de canoa.
Taboquinhas é uma comunidade de Itacaré e já foi o centro nervoso de todo o município da Bahia, principalmente no período de desenvolvimento do cacau. Com a queda da agricultura e a ascensão do turismo, a cidade está sendo construída como o lugar ideal para o turismo de aventura, no desenvolvimento local.
Ele reúne uma série de atrações: praias, trilhas, rios, cachoeiras e plantações de cacau que abrem suas portas para os turistas desfrutarem da era do “ouro negro”, e os coloca para a prática de esportes de aventura como rafting, rapel e tirolesa.
As cachoeiras são atrações muito populares em Taboquinhas. La Cascada de Noré, com uma inclinação de 15 metros propício ao rapel. Para chegar lá você tem que atravessar o rio Contas de canoa e caminhar 10 minutos até as plantações de cacau.
A Cachoeira da Pancada Grande é uma das maiores cachoeiras da região, com cerca de 40 metros de altura. Fica a uma hora do Cais do Forte de barco até o Rio de Contas e a 40 minutos a pé por uma trilha.
Leia também: Ações da Embratur acumulam viagens ao Brasil por meio de R$ 48,5 milhões