Ao longo de 2022 e com o objetivo de garantir que os produtos sejam comercializados por meio de corporações e no mercado, de acordo com os critérios e normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Governo do Tocantins, por meio da Agência Estadual de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM-TO), realizou 44. 980 inspeções de instrumentos, produtos e instalações que obtêm vantagens para a empresa.
O rigor e a pintura da AEM-TO abrangem os municípios do Tocantins. Além das inspeções do regime, são realizadas operações especiais em determinadas épocas do ano, como Carnaval, Volta às Aulas, Páscoa, Festa Junina, Natal, entre outras.
Com o objetivo de maior proteção de ferramentas e confiabilidade nas transações, a AEM-TO inspecionou 22. 664 ferramentas na caixa de metrologia legal, como verificação de radar, taxímetro, tacógrafo, balanças, bombas de bitola de combustível e tacógrafos.
Para que os consumidores comprassem produtos na quantidade certa, a EMA inspecionou 11. 906 produtos pré-dosados, que foram inspecionados no laboratório da Agência de Metrologia. Isso inclui partes básicas da cesta, como arroz, feijão, açúcar, farinha, óleo, condimentos e materiais de higiene e limpeza, além de operações especiais.
No domínio de produtos e avaliações de conformidade, foram realizadas 10. 410 movimentações de inspeção em produtos com o selo Inmetro, incluindo: brinquedos, lâmpadas, material escolar, plugues, plugues, eletrônicos, coleções têxteis e visitas a oficinas de reparação de pneus.
Para a presidente da AEM, Grazielly de Oliveira, o resultado dos movimentos faz parte da elaboração de planos estratégicos do governo do Tocantins com o Inmetro, que visa garantir uma maior qualidade de vida para a sociedade, metrologia e qualidade na fiscalização de instrumentos, produtos e serviços, no âmbito do Estado do Tocantins.
“O MEA tem um projeto vital para blindar a execução da política metrológica e a qualidade dos produtos e serviços, preconizado por meio do Inmetro, visando blindar as transações de publicidade ao consumidor e direcionar o consumo, e ressalta que o resultado positivo das operações é fruto do intenso trabalho de toda a equipe da Agência, isso não poupa esforços para proteger o direito do consumidor de comprar produtos de qualidade”, disse a presidente da WEA, Grazielly de Oliveira.
AEM-TO
A AEM-TO é uma autarquia vinculada ao Governo do Estado do Tocantins e um quadro delegado do Inmetro. Com uma equipe de inspeção de especialistas e técnicos, realiza diariamente operações de inspeção de regime sobre as condições de produtos pré-medidos, balanças, bombas de combustível, taxímetros, radares, preservativos, assentos de carro, roupas, entre outros tecidos e instrumentos.
Também é sua função proteger o cliente de sair com a quantidade exata de produto pelo qual pagou. Quem suspeitar ou constatar irregularidades pode utilizar o serviço de mediação, por telefone e WhatsApp, aberto de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30. 13h30, ou por e-mail: ouvidoria@aem. to. gov. br ou no site https: //www. to. gov. br/aem no link “Ouvidoria”.