A Polícia Militar do Tocantins burocratiza a primeira promoção do Curso de Operações de Choque

Na manhã desta terça-feira, 20, a Polícia Militar do Tocantins realizou, no pátio do Comando Geral (QCG), em Palmas, o rito de início do primeiro Curso de Operações de Choque Policial (I COPC).

A ocasião reuniu o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o Deputado Estadual Leo Barbosa, paraninfo do grupo, o Coronel da Polícia Militar do Pará – Sandro Augusto de Sales Queiroz, Coordenador Geral da Força Nacional de Operações de Segurança Pública, entre outras autoridades militares e civis, além dos familiares dos graduados.

O curso teve início no dia 1º de novembro de 2022, com 54 alunos, com carga horária de 365 horas/cursos em 21 disciplinas. O curso testou seus participantes até o limite de suas habilidades físicas e intelectuais, exigindo esforço e dedicação. O Major PM Vilson Rodrigues da Silva Júnior foi o coordenador do curso e, na cerimônia, entregou elegância ao Comandante Geral da OTPM.

Ao final da viagem, que terminou em 19 de dezembro de 2022, 35 bolsistas efetivamente concluíram o curso, incluindo: 15 (quinze) Policiais Militares do Tocantins, 3 (três) Policiais Militares do Estado de Mato Grosso do Sul, 2 (dois) Policiais Militares do Estado do Pará, 1 (um) Policial Militar do Estado de Roraima, 1 (um) Polícia Militar do Paraná, 1 (uma) Polícia Rodoviária Federal, 3 (três) Polícia Criminal do Estado do Tocantins, 1 (uma) Polícia Criminal do Estado de Rondônia, 1 (uma) Polícia Criminal do Rio Grande do Norte e 7 (sete) Polícias Militares da Força Nacional de Segurança (FN) – das quais; 1 (um) do PMTO, 1 (um) do Amapá, 1 (um) do Maranhão, 1 (um) da Paraíba, 1 (um) da Bahia, 1 (um) de Sergipe, 1 (um) de Mato Grosso.

O primeiro colocado do curso foi o segundo-tenente da Polícia Militar do Paraná Guilherme Ganem de Almeida Cezar. A finalista foi a Major da Polícia Militar do Tocantins Marlene Alves Borges Machado, única mulher a integrar o I COPC e primeira policial a integrar esse tipo de educação na Polícia Militar do Tocantins. O terceiro colocado foi o cabo da PMTO Luiz Fernando Palmeira. Os 3 primeiros lugares ganharam seu certificado do atual governo, além de receberem respectivamente o capacete espartano (capacete destinado a proteger a cabeça do guerreiro em combate), a flâmula usava o curso e a bandeira do curso. Os outros alunos ganharam suas licenças de seus patrocinadores.

A expositora de elegância, a prefeita PM Marlene Alves, iniciou suas palavras agradecendo a Deus pela conquista e a liderança da PM pela oportunidade de realizar o I COPC. O soldado, emocionado, lembrou o esforço e a determinação de cada profissional em todos os dias de treinamento. , e o essencial da família, que era o de todos, em tão árduo feito. “Nós nos forjamos, tivemos que enfrentar muitas situações exigentes e superar nossos limites para ter sucesso no ápice deste curso, somos vencedores, nos tornamos a primeira promoção do Curso de Operações de Choque Policial realizado no Tocantins. Parabéns a todos e ao Senhor Deus toda a honra e glória por este momento”, disse a Major Marlene.

O deputado estadual Leo Barbosa, filho do governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, destacou o esforço e a determinação do pai para melhorar a proteção pública do estado e se comprometeu como parlamentar com as propriedades que compõem as forças de segurança do Tocantins. Este momento vital e ser selecionado para auditório de classe. Formar profissionais com um ponto tão alto de escolaridade é um desafio, nossa população e a de outros Estados que enviaram seus profissionais para este curso são os maiores beneficiários dessa ação. Parabéns a todos aqueles que efetivamente concluíram este curso”, disse o parlamentar.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a importância do exercício dos policiais que realizaram o primeiro curso de operações surpresa policiais. “Estes profissionais estão agora habilitados para desempenhar as tarefas destinadas ao emprego da polícia em operações surpresa, como especialistas nesta atividade, com destacamento e estrutura cerebral para utilizar equipamentos surpresa, armas, agentes químicos e tecnologias não letais, de forma legal, moderada e proporcional. Nossos agradecimentos ao governador Wanderley Barbosa que não poupa esforços para qualificar e exercer os prós dos estabelecimentos culpados pela segurança pública no Tocantins. Parabéns ao novo Choques Sol, que venceu esse desafio e agora recebe créditos pelo seu esforço”, concluiu o Coronel PM Barbosa.

A ocasião também contou com a presença da Banda da Gendarmaria do Tocantins, da Polícia Militar do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Militar de Estradas e Fronteiras (BPMRED), da Cavalaria (Regimento de Gendarmaria Montada – RPMON), dos policiais militares do quartel-general do comando geral da PMTO e dos companheiros do curso de formação dos soldados de infantaria da PMTO (CFP), que faziam parte da companhia Parade.

Homenagem da I COPC

O elegante “Sargento Anamon Rodrigues de Sousa” que ele selecionou em referência à memória do policial militar que serviu no batalhão surpresa da PMTO e entrou em ação este ano. Atuou no rito através das filhas, Mara Helena Pereira Rodrigues, de cinco anos, e Ana Clara Barbosa Rodrigues Silva, de dois.

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *