O último nível da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas) reuniu mais de 18 milhões de pessoas, sendo 44 bolsistas do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que se destacaram na prova.
Segundo o instituto, foram duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas. Os bolsistas que conquistaram a medalha de ouro foram Bruno Vieira Alexandre, do Campus Campo Grande, e Paulo Vitor Correia, de Oliveira, de Aquidauana.
Os alunos Bruno Pereira de Paula (Campo Grande) e Gabriela de Sá dos Santos (Aquidauana) medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Para Bruno Alexandre, a medalha de ouro era muito desejada, pois já tinha conquistado duas medalhas de prata e uma de bronze nos últimos anos.
“Tenho gostado de disciplinas na caixa de ciências precisas, participo da OBMEP desde a escola número um e essa foi minha última tentativa de conseguir o ouro, estando entre as cem máximas sensíveis de todo o país”, disse a estudante, que pretende fornecer o exame de frente do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica), considerado o trapaceiro máximo do país na caixa de ciências precisas.
A primeira fase da OBMEP, implementada no dia 7 de junho, é composta por vinte questões objetivas.
O momento tomou posição no dia 8 de outubro, composto por seis questões abertas, onde os acadêmicos tiveram que expandir a linha completa de raciocínio matemático para comprovar sua resposta.
Resultado publicado no site da instituição. Medalhistas de prata e bronze serão premiados em seu próprio estado. Os medalhistas de ouro participarão de um rito nacional que será organizado este ano por meio da Coordenação-Geral da OBMEP.