A polícia busca localizar os autores do crime que suspende a fórmula do PC desde 18 de dezembro.
Adão Bazani
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que às 19h de quarta-feira, 4 de janeiro de 2023, o aplicativo que estava offline desde 18 de dezembro de 2022 devido a um ataque cibernético de criminosos retomou suas atividades.
Entre os que não estavam disponíveis, dados em tempo real sobre o cenário das linhas também foram retornados.
O Diário do Transporte acedeu à página online e à aplicação e descobriu que tinha sido restaurado.
A Polícia Civil está buscando identificar os autores imagináveis.
Em nota, a CPTM indica que a operação dos trens não foi prejudicada.
A partir das 19h desta quarta-feira, os passageiros já podem consultar o prestígio operacional das cinco linhas da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), além de outros dados acessando http://www. cptm. sp. gov. br e aplicativo, além de prosseguir com o fornecimento por meio do canal de agendamento WhatsApp (11) 99767-7030 e perfis nas redes sociais.
A hospedagem na página online da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) estava offline desde 18 de dezembro de 2022, quando a empresa foi vítima de um ataque cibernético. Os sistemas de tráfego e as estações não foram afetados, nem os passageiros foram conhecidos por meio de criminosos.
Os técnicos da empresa trabalharam com profissionais da PRODESP e da Microsoft para reparar os sistemas afetados. O trabalho foi realizado com o auxílio do Subcomitê de Segurança da Informação (ISS) do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informação do Estado de São Paulo (CDESP). O Departamento de Estado de Investigações Criminais (DEIC) foi ativado e continua investigando o caso. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (NDPA) foi notificada e os mecanismos de cobertura de conhecimento foram reforçados.
A CPTM lamenta o fato e repudia o ato.
Adamo Bazani, jornalista marítimo