Os dois deputados estaduais e os 22 deputados estaduais eleitos para a 12ª legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) se formaram na noite desta segunda-feira (19), rito organizado por meio do Tribunal Regional Eleitoral da MS (TRE/MS), no Palácio de Ondara, em Campo Grande. Durante o evento, os parlamentares passaram a mensagem de que vão avançar na progressão de Mato Grosso do Sul e no fortalecimento da democracia.
Além dos deputados estaduais, o governador, o vice-governador, o senador e os deputados federais eleitos também obtiveram o diploma eleitoral. A graduação é o ato pelo qual a justiça eleitoral certifica quem é, efetivamente, eleito e substituto e que tem compatibilidade para assumir as respectivas funções. Com a emissão do título devidamente assinado, têm legitimidade para constituir a população do círculo eleitoral para o qual foram eleitos.
“O sentimento é de gratidão aos demais mato-grossenses que me elegeram para o 8º mandato. É um dia de celebração, com o governo, membros do 11º Parlamento celebrando os progressos realizados nos últimos 8 anos. Os parlamentares estão e estarão vigilantes para que o Estado avance ainda mais no progresso e fortalecimento da democracia”, afirma o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).
Mara Caseiro (PSDB) falou em nome dos deputados estaduais. “Quero enfatizar, antes de tudo, a essência da nossa missão, a representação popular. Os deputados são agentes políticos exclusivos, mas estamos aqui em nome da sociedade de Mato Grosso do Sul, que é plural, variada e ampla. Acima de nossas individualidades está o interesse público. Estamos aqui representando quase 3 milhões de pessoas a mais em nosso estado, representando as razões e valores que nos unem além de nossas diferenças. Estamos aqui no chamado do nosso querido Mato Grosso do Sul, cuja história teremos que honrar”, disse. Ao final do discurso, a deputada deu o título “a uma das mulheres que uma e ambas desejam diariamente derramar seu valor em nossa sociedade e, especialmente, àquelas que perderam a vida por serem mulheres e buscarem sua própria independência”.
O presidente do TRE/MS, desembargador Paschoal Carmello, disse que a Justiça Eleitoral está comemorando o toque final dos quadros eleitorais de 2022 e a cúpula do maior partido cívico do Brasil. “Reafirmamos nosso compromisso com o procedimento democrático e com a sociedade. E muito além do que é dito e feito, a regularidade e a justiça da fórmula e dos procedimentos eleitorais foram de fato experimentadas por milhões de pessoas. A série total e ordenada de movimentos realizados por meio do Judiciário resultou em uma das maiores experiências genuínas e políticas dos últimos tempos”, ressaltou.
Das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), 17 serão ocupadas por deputados reeleitos e sete por recém-chegados ou retornados ao parlamento estadual. Eles tomarão posse em 1º de fevereiro de 2023, quando terá início a 12ª legislatura e o Conselho de Administração será eleito para os dois primeiros anos de pinturas (mais informações clicando aqui).
No dia 2 de fevereiro, com caráter solene e festivo, as imagens da Assembleia Legislativa serão inauguradas através do novo Conselho de Administração, bem como através do Regulamento, marcando a instalação da 1ª Sessão Legislativa da nova Legislatura.