A oscilação do rio Tocantins, próximo à Usina Hidrelétrica (UHE) de Lajeado, levou a empresa Investco, operadora da unidade, a alertar a população nesta quinta-feira (29).
De acordo com o edital, a usina operava de acordo com as ordens do Operador Nacional do Sistema Elétrico (OSN). No entanto, com a chegada da estação chuvosa, como acontece todos os anos, pode haver flutuações no fluxo.
Ainda de acordo com o alerta da empresa, o acúmulo de volume no domínio de influência da UME Lajeado está sendo sentido, mesmo em Palmas. Na Araia da Graciosa, por exemplo, o ponto de água subiu e tornou-se mais complexo na faixa de areia.
Diante da situação, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp) começou a espalhar areia no local na tentativa de envolver o avanço da água no trajeto previsto para a comemoração do Ano Novo.
Outros locais são afetados pela intensa estação chuvosa no estado. Na região sul, por exemplo, ilhas e fazendas ficaram debaixo d’água no meio da semana, depois que a ponta do rio Tocantins subiu vários metros.
Na comuna do Peixe, a Defesa Civil chegou a emitir alerta de enchente para a população que mora próximo à hidrelétrica do Peixe Angical . Na quarta-feira (28), a água da barragem ultrapassou os 5. 000 m³ de acordo com o horário no local.