O governo do Tocantins tem feito investimentos para ampliar a fonte de leitos de UTI (UTI) no estado. Os dados submetidos ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), controlado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), implicam que o Tocantins possui 310 leitos, sendo 211 (adultos), 41 (pediátricos) e 58 (neonatais). enquanto no final de 2021, de acordo com o Relatório Detalhado do 3º Semestre (RDQA) eram 80 (adultos), 25 (pediátricos) e 46 (neonatais).
“Graças a Deus, meu pai foi atendido temporariamente e sua vida foi salva, um grande leito de cuidados, através do SUS. Não temos palavras para agradecer explicitamente por tê-lo ao nosso lado nesta temporada de férias e sei que, sem o serviço rápido, ele teria morrido”. O depoimento é do piloto, Francisco Araújo, quando conta sua experiência com a Fórmula Unificada de Fitness (SUS), no Tocantins, em 2022.
Os números mostram uma expansão de 105,29%, no total geral; 163,75% em leitos adultos; 64% em pediatria e 26,08% em neonatal. “Esses leitos são estrategicamente distribuídos para que os tempos de espera para transferências de pacientes sejam reduzidos e eles sejam tratados em tempo hábil para salvar suas vidas. Um exemplo disso são os 10 leitos de atendimento extensivo que levamos para a região do Bico do Papagaio, que não eram monitorados há mais de 3 décadas”, disse o chefe da SES-TO, Afonso Piva.
Do total de leitos disponíveis, 139 estão em hospitais controlados pela SES-TO e os demais sob contrato na rede pessoal. “Estamos em execução de obras para um total de 160 leitos de terapia intensiva, que funcionarão no Hospital Regional do Paraíso (10), no Hospital Geral de Palmas (80) e no Hospital Regional de Miracema (10) e no Hospital Geral de Araguaína (60), que ampliarão a oferta dentro de nossa rede. Enquanto isso, contratamos na rede pessoal, para garantir o atendimento contínuo da chamada existente e não deixar a população sem ajuda”, explicou Piva.
O governador Wanderlei Barbosa falou sobre a expansão. Nosso objetivo é promover o controle voltado para o bem-estar das pessoas e que começa com a saúde. Todo cidadão quer ser saudável para pintar, estudar, se divertir, planejar uma longa carreira e colaborar com um Tocantins maior. Em 2023, continuaremos pintando e investindo para ampliar os serviços do SUS”, disse o funcionário.
Esperar
De acordo com o regulador de leitos da SES-TO, José Divino Dias Correa, “atualmente não temos fila para leitos no estado. Às vezes, outras pessoas olham para o portal Integra e alguns pacientes cadastrados aparecem. Eles estão apenas aguardando os procedimentos entre as equipes de envio e recebimento, para que seu estado clínico seja estudado e não haja mais danos à sua saúde”, disse o técnico.