Duas instituições tocantinenses, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), foram as vencedoras da final brasileira do Concurso TIC 2022, festival que a Huawei, multinacional líder em geração infraestrutura de dados e comunicações (TIC) e dispositivos inteligentes, realizada nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo.
A assembleia reuniu professores e acadêmicos de treze grupos e 12 estabelecimentos finalistas que participaram de 3 dias intensos de atividades, com provas escritas, conferências, visitas ao centro de distribuição 5G da Huawei (localizado em Sorocaba), além de muita confraternização, troca de relatórios e conhecimentos. A cerimônia de premiação, que aconteceu no dia 28 de dezembro em São Paulo, reuniu representantes de empresas geradoras, líderes do setor público e instituições de ensino superior de outras regiões do Brasil.
Na abertura, Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe, destacou a importância da parceria da Huawei com o Ministério da Educação para divulgar a educação em TIC em um mercado de trabalho em expansão. Neste ano, o festival teve 97 estabelecimentos inscritos, uma expansão de 130% em relação à edição passada. Foi o número mais alto do mundo, superando até mesmo os fluxos da China”, disse o executivo. “O destino desta edição só foi imaginável graças ao trabalho de corajosa com o Ministério da Educação. Com a plataforma MEC Place, estamos disponibilizando a ICT Academy para mais universidades, multiplicando as redes de cônjuges e trazendo inovação para mais alunos”.
“O festival de TIC tem como objetivo divulgar profissionais no âmbito das TIC e a progressão de novos talentos capazes de exercitar habilidades técnicas e habilidades mais horizontais, como empreendedorismo, habilidades confortáveis, habilidades analíticas e espírito de equipe”, acrescentou Victor Montenegro, Head de Ecossistema e Talento Brasileiro da Huawei.
Os grupos vencedores constituirão o Brasil em nível latino-americano a ser realizado no início de 2023. “Os grupos brasileiros competem em igualdade de condições com grupos de outros países do continente e têm boas chances de vencer”, disse Montenegro. “Quem ganhar vai para o mundo, jogou com grupos dos cinco continentes, na China”, disse.
Criando habilidades e respostas para um mundo conectado e inteligente.
Para o professor Humberto Xavier, diretor-presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), organização de estudo e extensão da UFT, a aliança com a Huawei abriu novas oportunidades para os estudantes. “Praticamos tudo o que trazemos para a sala de aula. A teoria é muita e didática para o aluno com o conteúdo da plataforma da Academia de TIC”, disse.
Em parceria com a Huawei, a empresa e seus acadêmicos desenvolveram um aplicativo inteligente de controle de gado 5G. “Nosso aplicativo usa câmeras de alta resolução e 5G para monitorar e enviar dados para a nuvem que são processados por meio de um conjunto de regras de inteligência sintética que podem identificar cada fêmea no rebanho e descobrir se ela está em seu período fértil”, explicou. com formação teórica e prática sobre os usos reais do 5G em vários setores.
Nailson Landin, pós-graduando da UFT e campeão com sua equipe na pista das nuvens, contou sua história até alcançar a vitória. depois para ver onde podemos ir”, explicou. “É uma preparação de três meses, lendo todos os dias depois do trabalho. “A equipe de Landin, liderada pelo professor Humberto Xavier, participou do festival pela primeira vez. muito estimulante, principalmente para mostrar que temos muita habilidade no Tocantins. Estamos empenhados em provar o nosso valor”, disse em comemoração à vitória.
Jacylléa Silva de Oliveira, 22 anos, estudante de engenharia elétrica do IFTO, a única mulher entre todos os grupos vencedores da competição de TIC 2022. “Temos muita coisa pronta na plataforma da ICT Academy para a competição deste ano”, disse o estudante. Estamos agora ainda mais engajados no cenário latino-americano. Nosso plano é uma determinação geral para o componente teórico e também para o laboratório da faculdade. Precisamos participar da Copa do Mundo na China”, confessa confiante.
Concurso de TIC e Academia de TIC
Estabelecido em 2015, o festival de TIC tem como objetivo dar aos acadêmicos de TIC e engenharia a oportunidade de participar de um festival global que visa divulgar e disseminar conhecimento nas áreas de tecnologias disruptivas, como computação em nuvem, redes e inteligência sintética.
De acordo com dados recentes, o Brasil pode enfrentar uma escassez de trabalho duro no campo da tecnologia de dados, que é fundamental para o progresso do país como uma nação virtual e conectada. Com a concorrência de TIC, a Huawei busca incentivar o progresso de novos talentos, que é para a geração de novos negócios e empregos maiores e mais profissionais com o advento do 5G”, disse Montenegro.
As inscrições para o festival TIC 2023 open. To participar, instituições de ensino, escolas e universidades, com cursos de graduação em tecnologia, engenharia e TIC, devem parar no portal MEC Place do Ministério da Educação. “Graças à aliança firmada com o ministério, incorporamos a Academia de TIC – uma plataforma de educação online – à plataforma MEC Place, onde é imaginável se inscrever temporariamente e sem problemas no programa, para ser informado sobre as regras, horários e benefícios”, concluiu o executivo.