ND Redação, Florianópolis em janeiro de 202
Em 2022, a Epagri publica o e-book “Maçãs do Grupo ‘Gala’ no Brasil”, que conta a história dessa fruta no país e divulga os mais recentes dados sobre técnicas de cultivo. A pintura está dividida em 11 capítulos e seus autores são pesquisadores das estações experimentais de Caçador, São Joaquim e Videira. O organizador é o pesquisador Ivan Dagoberto Faoro, de Caçador.
A publicação pode ser adquirida no site da Epagri, pelo valor de R$ 65,00. Para comprar, você deseja enviar um e-mail para demc@epagri. sc. gov. br, indicando a chamada reservada, o CPF do comprador e o endereço de entrega completo.
Segundo Faoro, a forma condensada na forma de um e-book sobre a macieira é escassa no Brasil. “E nenhum trabalho, até agora, foi escrito em particular sobre uma cultivar ou a própria organização de cultivares. Por isso, destacamos a originalidade deste trabalho, que aposta numa organização muito cultivar na produção nacional de maçãs”, afirma. As maçãs da organização Gala constituem mais de 57% da produção desta fruta no Brasil.
A plantação comercial de Gala começou em 1965 na Nova Zelândia. No Brasil, a indicação oficial do plantio foi feita pela primeira vez através da Empasc (atual Epagri) em 1975. E a primeira plantação publicitária aconteceu em 1976, em Fraiburgo. Desde então, Gala e suas videiras têm sido as principais cultivares plantadas no Brasil.
Em 2020, a produção brasileira de maçã atingiu cerca de 938,7 mil toneladas e nos últimos 10 anos (2010 a 2020) oscilou em torno de 1,2 milhão de toneladas/ano. O Grupo Gala representou uma média de 57,4% da produção de maçã entre 2007/2008 e Cosechas 2019/2020, enquanto o Grupo Fuji representou 36,6% da produção. Outras cultivares representaram 6%.
A Epagri é a única estatal do Brasil que melhora geneticamente a macieira. Esta tabela já disponibilizou aos fruticultores 20 cultivares de maçã de primeira qualidade, adaptadas ao clima brasileiro, resistentes a doenças e de máxima produtividade. destacamos que o Grupo Gala tem desempenhado um papel vital em tornar imaginável a produção de maçãs no Brasil e até mesmo permitir a exportação de volumes abundantes.