O prazo para a justificação eleitoral do 2d termina na próxima semana

O eleitor que deixou de votar e apresentou uma justificativa na atual circular da eleição de 2022 tem até a próxima segunda-feira (9) para fornecê-la. O prazo para a primeira circular terminava em 1 de Dezembro.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Title ou no aplicativo de justiça eleitoral, no sistema Justificar. O cidadão pode anexar um documento comprovando o motivo da ausência, como doença ou viagem.

O ato deve ser ditado e por opinião da zona eleitoral, que pode conformar ou negar a justificativa. Quem não tiver uma explicação crível para sua ausência terá que pagar multa que varia de no mínimo 3% a no máximo 10% do valor utilizado como base para o cálculo – o equivalente a R$ 35,13. O valor depende do cenário monetário do cidadão, mas costuma chegar a R$ 3,51.

Nesse caso, o cidadão deve gerar o GRU (Guia de Arrecadação da União), ou mesmo na página online do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), pagando através do Banco do Brasil.

Note que o voto é obrigatório de 18 a 69 anos, e facultativo de 16 a 18 anos, para maiores de 70 anos e analfabetos.

De acordo com o Código Eleitoral, os cidadãos podem cancelar o seu nome de eleitor se não votarem 3 vezes seguidas. Cada circular conta como uma eleição, ou seja, não comparecer ou justificar duas eleições consecutivas pode resultar em cancelamento.

Sem o nome do eleitor, o cidadão não pode levar em consideração documentos como RG e passaporte; obter salários ou fonte de renda do emprego público; Apresentar um concurso público; e renovação de matrícula em instituição de ensino oficial ou tutelar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *