Por: Agência Estado, 01/01/2023
Santos, SP, 01 – O presidente do Santos, Andrés Rueda, abandonou o conceito de retirar o número 10 do clube em homenagem a Pelé. Depois de declarar que respeitaria um pedido do círculo de familiares e pedir à diretoria deliberativa do clube que se organizasse para imortalizar na numeração, o representante de Alvinegro Praiano optou por respeitar o desejo do próprio rei do futebol, segundo o site ge. com.
Em 2017, em entrevista para o Canal Desimpedidos no Youtube, através do apresentador da ‘Bolívia’ Pelé foi questionado sobre qual ideia tinha do Santos imortalizar a blusa número 10 do clube em sua homenagem e logo disse que ideia tinha do material. “É melhor deixar o número 10 porque então outras pessoas nunca farão isso”, disse Pelé.
Por isso, Andrés Rueda optou por não continuar com o processo de imortalização da camisa 10 do Santos como homenagem póstuma ao rei do futebol. Além disso, o ato administrativo realizado por intermédio do Presidente para o uso da numeração fica suspenso até que a resolução do conselho deliberativo também seja retirada. Dessa forma, o camisa 10 do time santista abrirá a temporada 2023 que o time deixou.
Após um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Pelé morreu na última quinta-feira (29) por falência de órgãos. O velório do rei do futebol acontecerá na Vila Belmiro, estádio do Santos, na próxima segunda-feira (2). O rito será aberto ao público a partir das 10h. M. Y continuará até as 10h. Terça-feira (3).
Após esse período, a moldura de Pelé ficará nas ruas de Santos, passará pelo espaço da mãe do rei do futebol, que fica no canal 6 da cidade, e ficará enterrada no Necropole Memorial Ecumênico.