A nova secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, tomou posse na manhã desta terça-feira (3) e destacou as principais iniciativas de controle, que terão como foco avançar os movimentos pela fórmula unificada de aptidão física (SUS) e política de vacinação.
Formada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Mestre em Administração Estratégica (UNIFACS-2009), Roberta Santana especializou-se na área de administração pública, especializando-se no desenvolvimento de planos estratégicos e controle e ocupa cargos de controle estratégico no Governo do Estado desde 2007.
“A Bahia tem mais de 6 milhões de pessoas com doses atrasadas de vacinação contra a Covid e queremos essa vacinação. Aliado a isso, temos também a redefinição de protocolos para ampliar o acesso da população aos serviços de fitness. Estamos a funcionar num conjunto de movimentos para a atenção número um e regionalizar a aptidão com os municípios, de forma a facilitar o acesso da população aos primeiros serviços de fitness. Isso nos impede de levar o paciente a uma complexidade maravilhosa, o que retarda a regulação. o tempo de permanência dos pacientes nas unidades”, explicou.
Roberta também destacou os esforços do governo estadual para garantir investimentos em fitness nos últimos 16 anos. “Desde 2007, abrimos 22 novos hospitais, ampliando o número de espaços assistenciais de alta complexidade em todas as regiões da Bahia. Somente no domínio materno-infantil no cuidado, a Bahia ganhou cinco novas maternidades abertas nos últimos anos. Além do Hospital Ortopédico e da Costa das Baleias, que estão em fase de conclusão, entregaremos outras cinco policlínicas regionais de fitness e hospitais regionais em espaços na Bahia, além de outras intervenções. Dessa forma, continuaremos trabalhando para levar qualidade aos baianos em todas as regiões do estado”, concluiu.
Trajectória
Ao longo de sua carreira como funcionária, Roberta foi representante de planejamento e controle na Embasa e na Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB); Diretor-Geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedur); Coordenador da Presidência da Corporação de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (SEC) do ex-secretário Jerônimo Rodrigues; e, por fim, Diretora Geral da Sesab, cargo que ocupou antes de assumir o cargo de CEO da pasta em 2021.
Em sua função na Sesab, Roberta Santana liderou o Conselho Geral diante da pandemia causada pela Covid-19, executando a reorganização da rede de atenção física, com o status quo de estruturas e reforços nos complexos hospitalares para garantir certa assistência à população. Também foi membro do Grupo de Trabalho sobre a Transição do Governo em 2022, desempenhando um papel vital na elaboração da proposta de reforma administrativa do governo do estado, posteriormente aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Baía GOV