Tocantins recebe embarque e restauração de bolsas de colostomia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) concedeu nesta quarta-feira, 28, 3 mil bolsas de colostomia para o atendimento de ostomizados do Tocantins. Os panos serão destinados aos pacientes, que serão informados por meio dos grupos do arquivo, da disponibilidade de aparelhos nos conjuntos dos Centros Especializados de Reabilitação (CER) e da programação da retirada dos jogos, que se posiciona na próxima semana.

A chefe da área técnica para outras pessoas com deficiência da SES-TO, Débora Cirqueira, informou que o aparelho estava esgotado, pois não havia procedimento de compra. “E tivemos que abrir uma licitação para a aquisição desse insumo, um procedimento que leva tempo, devido a processos judiciais. Nosso medo era poder cuidar desses pacientes, então uma depreciação foi feita. em Ata e assim com essas 3 mil malas, poderemos atender nossa chamada por cerca de 3 meses, tempo em que o processo de obtenção de mais de 100 mil sacas está concluído, para atender as necessidades do ano de 2023”, explicou.

“Estamos ouvindo os desejos e continuaremos dando uma contribuição para que outras pessoas com estomas estomacados estomacados no Tocantins tenham uma melhor qualidade de vida. Nossos grupos são orientados para os trabalhos com planejamento, para que possamos garantir um atendimento contínuo em todos os espaços de funcionamento do sistema unificado de condicionamento físico, conforme mandado pelo governador Wanderlei Barbosa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

O que é uma ostomia?

Um estoma, ou estoma de remoção, é um procedimento cirúrgico realizado quando a construção de uma nova via para a remoção de urina e fezes é obrigatória. bexiga, o que pode levar à necessidade de uma ostomia para sustentar a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *