AGEMS alerta os passageiros sobre a importância de apertar o cinto de segurança ao viajar de ônibus

A maioria dos passageiros que viajam de ônibus nas estradas de Mato Grosso do Sul e do Brasil regularmente não dá um passo inegável que pode fazer uma grande diferença em caso de acidente: usar o cinto de segurança.

Assim como ao viajar de carro, é uma precaução que será utilizada ao viajar de transporte público, seja de ônibus, micro-ônibus ou van.

Nesta época do ano em que o número de passageiros aumenta, a Agems (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos) alerta para a importância do uso dos equipamentos.

No momento do embarque, cada passageiro deve verificar se o cinto de segurança do seu banco está colocado no banco a utilizar. É uma responsabilidade legal da companhia de navegação: manter o cinto nas melhores condições e torná-lo visível, como um lembrete ao usuário.

“Durante as inspeções e operações periódicas, nossos inspetores verificam se está tudo correto. Mas a conscientização dos passageiros é essencial”, diz o diretor-geral da Agência, Carlos Alberto de Assis. “A proteção de tudo em todos. “

É novidade que os cintos de segurança salvam vidas. Em curtas ou longas distâncias, este dispositivo de proteção é tão indispensável em carros de transporte público quanto em carros particulares.

O cinto ajuda a manter o passageiro firmemente em sua posição no assento. Em caso de frenagem súbita, colisão, desvio súbito ou às vezes mais grave, apertar o cinto de segurança pode significar a diferença entre sair ileso, ter um acidente menor ou maior. ferir ou desperdiçar sua vida.

De acordo com estudos do Observatório Nacional de Segurança Viária, a fixação do cinto de segurança divide a ameaça de ferimentos a um passageiro em quatro. E as chances de sobreviver a um acidente grave são sete vezes maiores.

Sem cinto de segurança, o passageiro pode até ser jogado para fora do ônibus. E ainda mais: com o veículo rodando, um usuário de 70 quilos, por exemplo, tem sua estrutura projetada para frente com o peso de 350 quilos.

Além da ameaça de ferimentos graves, um passageiro sem cinto de segurança pode ferir outros passageiros em caso de acidente.

Gizele OliveiraIdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *